A acreditação hospitalar é um processo voluntário pelo qual os hospitais e outras instituições de saúde passam que avalia e certifica a qualidade e segurança dos serviços prestados. Funciona como um selo de qualidade, que indica que aquele estabelecimento atende a padrões rigorosos e está comprometido em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Muito mais do que tratar uma doença, ao escolher os serviços de um hospital acreditado, você também está investindo na sua saúde e bem-estar.
Esse processo de acreditação é realizado por organizações independentes e envolve uma avaliação rigorosa de todos os aspectos do hospital, desde a estrutura física até a gestão de pessoas e processos. São analisados diferentes dados que funcionam como indicadores de qualidade, como as taxas de infecção hospitalar registradas, o tempo de espera para atendimento e, inclusive, a satisfação dos pacientes ao final de um tratamento. Todos os hospitais membros da Anahp, por exemplo, são acreditados ou estão em processo de avaliação.
A acreditação garante que o hospital oferece:
- Segurança: Menos riscos de infecções hospitalares, erros de medicação e outros eventos adversos que podem prejudicar a saúde do paciente e o andamento do cuidado.
- Qualidade: Procedimentos e tratamentos baseados nas melhores práticas médicas, com profissionais bem capacitados e uso de equipamentos modernos e tecnologias avançadas.
- Cuidado centrado no paciente: Atendimento humanizado que busca ouvir o paciente e seus familiares, respeitando necessidades e preferências individuais.
- Eficiência e eficácia: Utilização otimizada dos recursos, evitando desperdícios e garantindo um atendimento mais ágil, eficiente e resolutivo.
- Melhoria contínua: Os hospitais acreditados estão sempre buscando se aprimorar, implementando novas práticas e tecnologias para oferecer um serviço cada vez melhor.
Segundo a executiva hospitalar em Gestão Estratégica, Qualidade e Segurança do Paciente, Lilian Ribeiro de Carvalho, do Hospital Albert Sabin (MG), toda organização de saúde precisa ser vista como um ecossistema complexo que necessita construir e avaliar, diariamente, as bases que sustentam toda a estrutura. Elas precisam ser consistentes para oferecer uma assistência segura, humana e de valor ao longo de toda jornada que envolve o cuidado prestado ao paciente.
“Quando tratamos da importância da acreditação, compreendemos que o nosso desejo institucional por tê-la (já que é um processo voluntário) validou a conscientização madura da organização em enxergar a importância da qualidade como premissa central para a transformação cultural 360º, vital para a perenidade do negócio, considerando que a nossa missão, razão de existirmos, está no propósito de prestarmos uma assistência que se diferencia pelas melhores práticas aplicadas e que nos são ensinadas ao longo de todo processo de educação continuada, promovido pela jornada de melhoria constante que o processo de acreditação nos possibilita”, afirma a executiva.
O processo de acreditação direciona o hospital a mapear os padrões estabelecidos e processos críticos. Isso envolve monitoramento contínuo, avaliação de métodos para otimizar dados gerados e aprimoramento das tecnologias existentes para promover inovação. “Focamos também na eficiência dos indicadores, análise crítica dos resultados, gestão de riscos e redução de desperdícios, além do fortalecimento das barreiras de segurança em todas as áreas da organização. Melhoramos o gerenciamento de protocolos, testamos planos de contingência e reforçamos políticas de segurança para colaboradores, pacientes e informações”, explica Carvalho.
Parte importante desse trabalho é acompanhar dados periódicos e os resultados dos trabalhos das equipes. Geralmente, os hospitais têm capacidade de fazer esse acompanhamento internamente, mas há sistemas que não apenas facilitam esse processo como ajudam a torná-los ainda mais efetivos e comparáveis. Um exemplo é o Sistema de Indicadores Hospitalares que a Anahp oferece a hospitais associados há mais de 20 anos e que, nos últimos quatro anos tem feito um movimento de aprimorar o serviço e oferecê-lo ao mercado como um todo para contribuir com a saúde de maneira ainda mais ampla. Atualmente, as instituições de saúde que utilizam o sistema da Anahp podem alimentar a plataforma por meio de 256 indicadores referentes a áreas como assistência, gestão de pessoas, finanças, sustentabilidade, tecnologia da informação e engenharia clínica. Até agora, 184 hospitais participam do sistema, dos quais 36 são públicos. Esse número, no entanto, vai crescer. Em agosto, o Ministério da Saúde assinou um convênio com a Anahp para que a avaliação dos hospitais públicos federais seja feita na mesma plataforma.
Esse acompanhamento dos dados e resultados é o que permite que as instituições hospitalares aprimorem seus serviços e apliquem para conquistar acreditações em diferentes níveis. A ONA, uma das mais reconhecidas no Brasil, por exemplo, tem três níveis. O primeiro é o “Acreditado”, no qual o hospital deve atender a 70% ou mais dos padrões de qualidade e segurança. O segundo nível, chamado “Acreditado Pleno”, exige que o hospital cumpra 80% ou mais desses padrões, além de demonstrar uma gestão integrada e eficiente. O terceiro e mais alto nível é o “Acreditado com Excelência”, onde o hospital deve atender a 90% ou mais dos padrões de qualidade e segurança, possuir uma gestão integrada de excelência e demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua.
“O processo de alcançar essas certificações impulsiona nossa evolução constante, elevando a qualidade do nosso principal objetivo: oferecer o melhor cuidado, cada vez mais”, diz a executiva. “Esse processo envolve aprendizado, conscientização, integração e cocriação, fortalecendo a sustentabilidade da organização e aprimorando nossa capacidade de enfrentar os desafios do setor de saúde.”
Lembre-se: a saúde é o seu bem mais precioso. Não negligencie esse ativo. Se for escolher um hospital para cuidar de você, opte por aqueles que investem em qualidade e segurança para oferecer o melhor atendimento para você e sua família.