Você no hospital: como acompanhantes e pacientes podem evitar quedas

Durante uma internação ou atendimento no hospital, há pacientes que têm maior risco de quedas por causa de dificuldades de locomoção, idade ou pelo uso de medicamentos. E alguns cuidados são fundamentais para evitar esse tipo de acidente, que pode causar lesões que acabam estendendo o tempo de permanência no hospital.

Tanto pacientes quanto acompanhantes podem ajudar. O primeiro passo é seguir as orientações da equipe médica, pois eles conhecem melhor do que ninguém a rotina do hospital e o que pode colocar o paciente em risco. 

A cama deve ser mantida em posição baixa e com as grades levantadas por segurança. Quando o paciente precisar levantar, que seja sempre com a ajuda do acompanhante e de uma pessoa da enfermagem. O mesmo para quando for caminhar – não é recomendado que ande sozinho pelo quarto ou pelos corredores. E um calçado de solado antiderrapante é muito recomendável. 

Os acompanhantes podem e devem pedir ajuda da enfermagem sempre que for necessário tirar o paciente da cama. E nunca deixe que ele vá sozinho ao banheiro. Se o acompanhante precisar sair do quarto por alguma razão, é fundamental avisar para a enfermagem, que ficará de olho no paciente.

Crianças e idosos

E quando a queda é o motivo da internação? Esse tipo de acidente é a causa mais comum de hospitalização de crianças e adolescente no país. Entre os idosos, aproximadamente 30% têm alguma queda no ano – sendo 10% dos casos com consequência grave. Cuidados simples podem evitar que isso aconteça: 

  • As crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto
  • Não as deixe dormindo no sofá para evitar quedas e não as coloque em cima do sofá presas ao bebê-conforto
  • No carro, verifique se o cinto de segurança do bebê-conforto está preso corretamente
  • Evitar ter em casa tapetes de tecido ou outro material que possa escorregar. No banheiro, prefira tapetes emborrachados e antiderrapantes
  • O piso deve ser regular e de material mais aderente, e as escadas, livres de objetos e com boa iluminação
  • Idosos devem utilizar calçados com saltos baixos e solado antiderrapante 
  • Manter próximos óculos, bengalas e andadores. Os armários também devem ser de fácil alcance

Sua participação é essencial para o hospital prestar o melhor atendimento. Baixe gratuitamente a Cartilha de Segurança do Paciente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Ela está no Anahp On Demand: https://ondemand.anahp.com.br/curso/publicacao-cartilha-de-seguranca-do-paciente-volume-2

Matérias
relacionadas