Tecnologia 5G vai possibilitar cirurgias à distância

Com velocidade ultrarrápida e estabilidade de conexão, a nova tecnologia de internet 5G promete revolucionar procedimentos hospitalares. Entre eles está a cirurgia robótica, afirma Rodrigo Garcia, membro da Comissão de Ética Médica do Hospital Vera Cruz (Campinas-SP) e pioneiro em cirurgia pediátrica robótica no interior de São Paulo. Cem vezes mais rápido do que o atual 4G, o novo sistema vai possibilitar que procedimentos invasivos e cirúrgicos ocorram com paciente e médico em cidades diferentes.

“A tecnologia 5G vai permitir qualquer interação à distância entre médico e paciente com mais segurança de estabilidade de conexão. O impacto na cirurgia robótica será enorme, já que a telecirurgia será realizada com a mesma precisão e segurança que temos atualmente, operando no mesmo local em que o paciente está”, afirma Garcia.

Ele explica que, na técnica robótica, o cirurgião manipula o console – controles nas mãos e pés – para realizar os movimentos do procedimento cirúrgico, que são reproduzidos fielmente pelo robô no paciente.

Segundo o cirurgião, a expectativa é que a tecnologia seja implantada no Brasil até o segundo semestre de 2022 e, a partir daí, os hospitais mais abertos à inovação começarão a usar o 5G em benefício dos pacientes e profissionais da saúde. “Imagino que, assim que a tecnologia 5G for implantada nos grandes centros, em seguida poderemos ter a disponibilidade em cirurgias à distância.”

Diante do cenário de constante evolução tecnológica do setor de saúde, a previsão é de uma expansão da telecirurgia em poucos anos. Segundo Garcia, há previsões de que, até 2025, hospitais poderão ter salas ocupadas por robôs e humanos conectados por 5G com cirurgiões em qualquer lugar do planeta.

“Não dá para imaginar o quanto será inovador termos a possibilidade de conectarmos máquinas para realizar vários trabalhos em diversas áreas com a Internet das Coisas. Já sabemos que, na telecirurgia, será possível ajudar pacientes à distância, mas como podemos imaginar que, em breve, alguns robôs serão capazes de ‘aprender’? É um avanço sem precedentes na área da saúde”, define Garcia.

Matérias
relacionadas

Tecnologia

Robôs na sala de cirurgia? Entenda!

Imagine chegar ao centro cirúrgico e, como parte da equipe, você encontra um robô a postos para o procedimento. Robôs e sistemas de tecnologia cirúrgica de diferentes especialidades trazem inovação e ainda mais segurança para os pacientes.

Ler agora