Saúde da Saúde apoia a Campanha Nacional do Ministério: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”

Doar sangue salva vidas. Durante o inverno, no entanto, os estoques dos bancos de sangue costumam cair. É nesta estação, também, que lembrar da importância da doação se torna ainda mais importante. Neste ano, a campanha nacional do Ministério da Saúde “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem” alerta para este ato de solidariedade e de amor ao próximo.

As transfusões são necessárias em diversas situações, como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, tratamento de câncer e outras doenças graves. É comum que pacientes oncológicos frequentemente necessitem de transfusões de sangue ou de reposição de alguns componentes como plaquetas e plasma. Procedimentos como esses podem ser vitais para quem está tratando uma leucemia ou passou por transplante de medula óssea.

Saiba mais sobre a importância da doação de sangue para hospitais que tratam pacientes com câncer

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%. No ano passado, mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministério, 1,6% da população brasileira foi registrada como doadora.

Neste ano, o objetivo é ir além. Se você tem entre 16 e 69 anos, pesa no mínimo 50 kg e está em bom estado de saúde, você pode salvar vidas doando sangue.

Antes de doar:

  • Descanse bem
  • Evite bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
  • Não faça jejum.
  • Leve um documento de identidade com foto.

Homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

Mulheres: podem doar até 3 vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O processo leva cerca de 15 minutos. Sua doação pode salvar a vida de alguém que precisa de transfusão de sangue ou de seus componentes.

Onde doar:

Procure um hemocentro perto de você.
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue

Agora ficou ainda mais fácil com o Hemovida, o aplicativo gratuito do SUS que ajuda em todo o processo de doação de sangue. Disponível para Android e ios.

Com o Hemovida você pode:

  • Encontrar o hemocentro mais próximo de você.
  • Saber tudo sobre as regras para doar sangue.
  • Se cadastrar para receber notificações sobre campanhas de doação.
  • Fazer a sua doação autodeclarada.

Não deixe para lá, lembre-se que você pode salvar vidas. “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.

Matérias
relacionadas