Novembro Azul: inovações são aliadas no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Tumor maligno com maior incidência entre os homens, estima-se que o câncer de próstata terá 65 mil novos casos em 2020. A longevidade e o acesso à informação têm mudado o comportamento dos homens, que estão mais preocupados com a prevenção. E a tecnologia se tornou uma forte aliada tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos tumores.

O urologista do Hospital Vera Cruz, Sandro Faria, explica que as pesquisas estão avançando rapidamente na identificação dos genes associados ao tumor, e novos medicamentos estão surgindo para o tratamento da doença em estágio mais adiantado.

“Já no método cirúrgico, está em desenvolvimento uma ferramenta que realiza a fusão das imagens tumorais na ressonância de próstata com a imagem real durante a cirurgia robótica, o que aumenta ainda mais a precisão e eficiência oncológica”, diz Faria, que já realizou mais de 2 mil procedimentos com robô na carreira.

A cirurgia robótica é a forma de tratamento que tem dado melhores resultados funcionais para os pacientes, que temem sequelas como incontinência urinária e disfunção erétil.

Segundo o urologista, com o ganho tecnológico e a experiência do cirurgião, os pacientes que fazem esse tipo de procedimento têm apresentado recuperação e reabilitação mais rápidas. O Vera Cruz foi o primeiro hospital privado do país a instalar o Sistema Robótico Da Vinci em uma cidade que não é capital. As cirurgias iniciaram em dezembro de 2018 e, dos mais de 200 procedimentos realizados até o momento, 60% foram de próstata.

Para o futuro, Faria explica que estão em desenvolvimento painéis genéticos, que vão permitir um maior conhecimento da doença e de sua agressividade a ponto de identificar qual a melhor combinação de terapias para cada paciente.

Há ainda o ultrassom focal de alta intensidade (HIFU®), desenvolvido na França, que controla a doença com mínimos riscos de procedimento e funcionais. Porém, a indicação é restrita a um grupo específico de portadores.

Faria destaca que ir ao urologista com frequência facilita o diagnóstico precoce, mas não a prevenção. “A prevenção das doenças prostáticas acontece no dia a dia, praticando exercícios físicos regularmente, não ganhando peso e evitando gorduras saturadas. Uma alimentação balanceada é fundamental.” 

Segundo ele, a doença acomete principalmente homens a partir de 65 anos, obesos e sedentários, com história familiar de câncer de próstata ou de mama.

Matérias
relacionadas

Tecnologia

Robôs na sala de cirurgia? Entenda!

Imagine chegar ao centro cirúrgico e, como parte da equipe, você encontra um robô a postos para o procedimento. Robôs e sistemas de tecnologia cirúrgica de diferentes especialidades trazem inovação e ainda mais segurança para os pacientes.

Ler agora