A telemedicina já faz parte do seu dia a dia? E o acompanhamento digital da evolução dos seus exames? A tecnologia está cada vez mais presente nos processos hospitalares, e essa evolução tem sido observada dos dois lados: os pacientes anseiam por novidades e, do outro lado do balcão, os hospitais estão cada vez mais preparados para oferecer o que há de mais avançado em termos clínicos.
No Hospital Moinhos de Vento (RS), por exemplo, a inovação faz parte do dia a dia. Conectado a pessoas e organizações da área de tecnologia, a instituição promove soluções disruptivas e serviços que possam transformar a saúde do futuro. O investimento em tecnologia como pilar estratégico já rendeu, inclusive, premiações e reconhecimentos.
“Esse processo de inovação está baseado em três pilares. O primeiro, interno, incentiva ideias que possam gerar negócios sustentáveis ou propor melhorias para processos já existentes; o segundo, chamado Atrion Connections, busca novidades e melhorias para atender às demandas atuais e futuras a partir de conexões com startups; o último, o Atrion Labs, é responsável pela conexão com grandes empresas”, detalha Melina Moraes Schuch, gerente de Estratégia, Inovação e Marketing do Moinhos de Vento.
Para o paciente, os resultados são igualmente positivos. Com o uso da tecnologia, há uma gama de recursos disponíveis para mais segurança, agilidade e desfechos satisfatórios no ambiente hospitalar. “No momento em que temos os melhores equipamentos, como um robô que possibilita cirurgias menos invasivas e recuperação mais rápida, ou um aplicativo que emita um alerta para a equipe que vai receber um paciente com um AVC, nós estamos usando a tecnologia e a inovação para atingir o objetivo principal de um hospital: curar e salvar vidas”, afirma a gerente.
Tecnologia e inovação estão entre as principais demandas dos pacientes
Maior investimento em tecnologia e inovação figura em primeiro lugar entre as prioridades para o próximo governo na área da saúde – é o que apontam 28% dos entrevistados na pesquisa “A saúde que os brasileiros querem”, conduzida pelo PoderData a pedido da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
Realizado no período pós-crise da Covid-19 e pré-eleitoral, o estudo traça um panorama do setor a partir do ponto de vista dos usuários, tanto do sistema público quanto do particular. “A pesquisa é um retrato do que vemos na sociedade: pessoas preocupadas com a sua saúde e nem sempre tendo a possibilidade de ter acesso a esses serviços”, comenta Schuch.
A apuração do PoderData foi realizada entre os dias 1º e 8 de abril de 2022. Foram entrevistadas 3.056 pessoas acima de 16 anos em 388 municípios nas 27 unidades da Federação – sendo que 83% são usuários do SUS, e 17%, da saúde suplementar, mesmos percentuais do universo pesquisado.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Confira esses e outros resultados aqui.