Hospital humanizado: qualidade de vida e bem-estar do paciente

Um ambiente hospitalar funcional e agradável torna a experiência do paciente muito mais satisfatória. No hospital humanizado, há uma atmosfera de acolhimento em todos os serviços prestados – desde a recepção até a internação. Para o paciente e sua família, este é um fator determinante na recuperação e no bem-estar. Para as equipes médicas, reflete em maior eficiência, conforto, proximidade e flexibilidade.

Em entrevista à revista Panorama, o head de Estratégia e Marketing do segmento de Saúde da Sodexo On-site Brasil, Gabriel Paiva, explicou que entre os fatores que contribuem para um ambiente hospitalar humanizado estão a segurança, a limpeza e a alimentação, que precisa ser adequada às necessidades de cada público – pacientes, visitantes e colaboradores.

“Pacientes que são atendidos de maneira humanizada têm mais confiança na equipe e nos tratamentos, além de responderem melhor aos recursos clínicos”, conta Paiva, acrescentando que este fator é determinante para acelerar o processo de cura.

A humanização também gera bons resultados para o hospital, pois aumenta as chances de retorno do paciente à instituição, caso ele precise de um novo atendimento, e de indicações para outras pessoas.

Dentro do conceito de humanização, a Sodexo oferece diversidade de cardápios para que o paciente não tenha o tratamento prejudicado porque fica sem vontade de comer uma “comida de hospital”. “A compreensão e aceitação do paciente diante das restrições alimentares estabelecidas durante o seu tratamento é encarada como um dos principais desafios pelas equipes médicas”, afirma Paiva.

Para pacientes cardiopatas, há um menu com molhos especiais e ervas frescas que mantêm o aroma e o sabor da comida, compensando a ausência de sal e azeites aromáticos. Para a geriatria e pessoas com dificuldade de engolir, equipes multidisciplinares de saúde criam refeições com cor, sabor e cheiro que estimulem o apetite e façam o paciente voltar a ter prazer sem se alimentar.

Para saber mais, leia a entrevista completa na edição nº 73 da Panorama. Baixe gratuitamente aqui.

Matérias
relacionadas