Se começar 2023 de um jeito mais saudável está na sua lista de metas para o próximo ano, saiba que você não é o único. A pesquisa “A saúde que os brasileiros querem”, da Anahp e do PoderData (2022), revelou que cuidar da saúde é prioridade para 39% dos entrevistados. Entretanto, 7 a cada 10 pessoas não realizam atividades de prevenção, como praticar exercícios físicos.
Muito além do tal “projeto verão”, adotar hábitos mais saudáveis refletem no seu bem-estar como um todo: o equilíbrio entre alimentação, exercícios e boas noites de sono faz bem para a saúde mental e física e ajuda a prevenir doenças. Confira dicas que podem te ajudar a colocar esse plano em prática.
Praticar exercícios
Se começar a academia está entre os seus desafios pessoais, a primeira dica é consultar o seu médico. “Muitas pessoas procuram mudar hábitos de maneira aleatória e sem orientação. Exercícios e dietas necessitam de um profissional para sua prescrição. E o médico, quando sabe adequar as especialidades, como cardiologia, pneumologia, ortopedia, ao exercício, consegue proporcionar segurança e minimizar riscos inerentes à prática esportiva”, alerta Adriano Fróes, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, da rede Hospital Care.
“A equipe multidisciplinar irá orientar o paciente sobre o exercício ou modalidade esportiva mais adequada considerando seu histórico de vida, respeitando sua individualidade, características, preferências e hábitos”, ressalta o médico do esporte e exercício do IMC.
Comer melhor
O mesmo é indicado para a alimentação. A mudança de hábitos pode – e deve – ser gradual e sob supervisão de um especialista. É o que explica Thamara Spada, especialista em nutrição clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com a ajuda, é prescrita uma dieta individualizada e balanceada, depois de rastrear alguma deficiência nutricional pré-existente e se há necessidade de suplementação.
“O ideal é uma alimentação diversificada, com pratos coloridos, que inclui diariamente a ingestão de frutas, verduras, legumes, carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras saudáveis) – e é importante para todos, tanto para onívoros (que se alimentam de carne e vegetais), quanto para os vegetarianos e veganos, que buscam a absorção de todos os nutrientes necessários pela ingestão de vegetais ”, diz Thamara.
Dormir bem
A qualidade do sono também é importante. Segundo o Instituto do Sono, mais de 65% dos brasileiros afirmam dormir mal – comportamento que pode prejudicar a imunidade e deixar a pessoa mais suscetível a desenvolver diversas doenças.
Atitudes que podem te despertar e prejudicar o seu sono, para evitar:
1. Uso de telas (celular, computador, tablet, televisão), pelo menos uma a duas horas antes de dormir
2. Produtos com cafeína, como chá, café, chocolate, refrigerante, energético e termogênicos, nas quatro horas anteriores
3. Nicotina, inclusive em adesivo ou goma de mascar, pelo menos uma hora antes
4. Consumo de bebidas alcoólicas
5. Refeições grandes e pesadas à noite
6. Exercícios físicos até duas horas antes
Busque também aplicar algumas das técnicas de higienização do sono para criar uma rotina de noites tranquilas. Na hora de dormir, vá para o quarto apenas quando já estiver com sono, e deixe o cômodo apenas como um lugar de repouso – sem TV, comida e música alta, por exemplo. Idealmente, o local deve estar escuro e sem barulhos. Outra boa dica é manter horários regulares para dormir e, principalmente, para acordar. Evite diferenças acima de 2 horas entre o horário habitual de despertar e os dias de folga e finais de semana.