Dia Mundial da Segurança do Paciente ressalta a importância dos diagnósticos corretos

No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de práticas seguras nos ambientes de saúde. Neste ano, o tema da campanha global é “Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente”, que destaca a necessidade de diagnósticos corretos para garantir melhores resultados para a saúde. A responsabilidade, porém, não é apenas dos profissionais de saúde. A participação ativa de pacientes e familiares no processo de diagnóstico e tratamento é uma peça-chave para fortalecer a cultura de cuidado.

Atualmente, há meios de aprimorar a segurança do paciente por meio de comunicação e tecnologia e alguns hospitais têm investido esforços nisso. O Hcor, por exemplo, adota diferentes iniciativas para aprimorar o processo de diagnóstico e o cuidado integral.

De acordo com Rafael Trevizoli Neves, coordenador de Experiência do Paciente do Hcor, o hospital adota o modelo dos “‘Três Cs do Cuidado’”: conexão, comunicação e consideração, uma abordagem que coloca o paciente e sua família como protagonistas do processo de cuidado, o que contribui para aprimorar as medidas de segurança. “A comunicação efetiva e centrada na pessoa é o principal instrumento de engajamento dos pacientes com seu processo de diagnóstico e tratamento. Nosso modelo de atendimento reconhece a importância de esclarecer as dúvidas dos pacientes e comunicar com responsabilidade”, afirma. 

Neves destaca a importância de seguir um modelo de comunicação adaptada às necessidades individuais dos pacientes para que todos tenham pleno entendimento das informações fornecidas, o que leva a melhores resultados. “Buscamos sempre a melhor maneira de transmitir as informações que os pacientes e familiares necessitam, considerando as especificidades individuais e de contextos”, diz.

Para fortalecer ainda mais essa relação de confiança e participação, canais de comunicação acessíveis são parte importante desse processo. No caso do Hcor, o Portal do Paciente é esse canal por onde é possível acessar resultados de exames e acompanhar todas as etapas do tratamento. “Comunicamos cada etapa do cuidado nas diferentes jornadas, como as medicações que serão administradas ao longo da internação e as etapas de atendimento no pronto-socorro”, explica o coordenador.

Outro ponto crucial é a conscientização da comunidade sobre a importância do autocuidado. Há hospitais como o Hcor com uma longa trajetória na promoção de campanhas educativas que abordam desde a prevenção de doenças até a reabilitação. “As ações vão desde campanhas de sensibilização para determinadas condições de saúde, como Setembro Vermelho, Outubro Rosa, Novembro Azul, até a elaboração de conteúdos confiáveis, pautados em conhecimento científico e na expertise de nossos especialistas”, diz o coordenador. 

Essa educação sobre autocuidado não se limita à prevenção ou tratamento de doenças, mas envolve também a promoção do bem-estar em seu sentido mais amplo. É fundamental considerar a saúde de forma integral, incluindo aspectos biopsicossociais e espirituais. Ao educar a comunidade sobre esses fatores, o hospital ajuda a construir uma rede de segurança ao redor do paciente. 

Por outro lado, garantir um diagnóstico preciso e em tempo hábil ainda representa um dos maiores desafios nos ambientes de saúde. No caso do Hcor, o pronto-socorro é um setor onde esse desafio se torna ainda mais evidente, devido ao grande volume de atendimentos e à necessidade de decisões rápidas em casos críticos.

Desafios para garantir a segurança do paciente

Daniel Apolinário, gerente de Práticas Médicas do Hcor, explica que “os maiores desafios estão relacionados ao diagnóstico de condições que trazem risco de morte, como infarto agudo do miocárdio, sepse e acidente vascular cerebral”. Esses diagnósticos, quando falhos, podem causar atrasos no tratamento e resultar em sérios danos ao paciente. 

Para superar esses obstáculos, é preciso que o hospital invista em protocolos assertivos e consistentes para guiar as equipes médicas em cada etapa do processo diagnóstico. “Nos últimos anos, temos evoluído em ferramentas eletrônicas que facilitam a consulta aos protocolos no ambiente de atendimento”, diz Apolinário.

A tecnologia também é aliada na busca por diagnósticos mais rápidos e precisos. É possível observar que a implementação de ferramentas de inteligência artificial já está trazendo resultados significativos. Além disso, os hospitais também precisam estar atentos às melhorias e o prontuário eletrônico, por exemplo, pode ser um grande aliado para facilitar a integração e comunicação entre diferentes especialidades médicas, especialmente em casos complexos. “Desenvolvemos um painel de resultados críticos para dar mais visibilidade a exames de laboratório e imagem com alterações graves que requerem ações rápidas”, afirma.

No dia em que é lembrada a importância da Segurança do Paciente, vale lembrar que em um ambiente hospitalar onde a confiança e o diálogo fluem – seja entre as equipes ou com os pacientes e familiares, o bem-estar e a segurança se tornam uma consequência natural desse engajamento. Enquanto paciente, envolva-se e faça parte desse processo!

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