Coronavírus: saiba como as máscaras caseiras podem te proteger na pandemia

O isolamento social é a forma mais eficaz para conter o avanço da pandemia de coronavírus. Caso você precise sair de casa, é importante adotar medidas para reduzir os riscos de contaminação. Uma das orientações das autoridades sanitárias é o uso de máscaras, mesmo se você não está infectado ou com sintomas respiratórios. 

Abaixo, saiba quando e como usar a máscara caseira ou de tecido de forma eficiente e os cuidados necessários para estar protegido. E veja aqui e aqui como fazer em casa dois tipos de máscaras de pano. 

Lembre-se de que comprando ou fazendo a sua máscara de tecido você contribui para que as máscaras profissionais sejam usadas por quem mais precisa: os trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. 

Quando devo usar máscara? 

A máscara é uma medida adicional de proteção para as ocasiões em que é necessário sair de casa durante a pandemia. Ela deve ser usada para ir a locais públicos ou com aglomeração de pessoas, como supermercado, farmácia e transporte público. 

Qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras faciais de tecido, inclusive crianças maiores de dois anos, desde que respeitado o ajuste e a higiene do material. Deve-se evitar o uso por pessoas inconscientes ou incapacitadas de remover a máscara sem assistência.

Vale lembrar que, mesmo com a máscara, deve ser observada a distância de mais de um metro das outras pessoas. 

Como devo usar a máscara?  

Para ser eficiente, a máscara deve cobrir totalmente boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais, mas proporcionando conforto para a respiração. É imprescindível que a máscara seja de uso individual – ela não deve ser compartilhada. O recomendado é que cada pessoa tenha aproximadamente cinco máscaras de uso individual. 

Para removê-la, deve-se manusear o elástico ao redor das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara. Sempre higienize as mãos antes e depois de retirar a máscara. 

As máscaras caseiras são seguras?

 O coronavírus é transmitido através de gotículas eliminadas quando pessoas infectadas falam, tossem ou espirram. As máscaras funcionam como uma barreira física para reduzir a proliferação destas gotículas e atuam como barreira física para pessoas saudáveis, diminuindo a exposição e o risco de infecção para a população em geral. 

Vale ressaltar que as máscaras sozinhas não fornecem proteção total contra o coronavírus. É fundamental que o uso da máscara seja combinado a outras medidas preventivas, como frequente higiene das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica a 70%, medidas de higiene respiratória/etiqueta da tosse e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. 

 De quanto em quanto tempo devo trocar a máscara?

 A máscara de tecido não deve ser utilizada continuamente por mais de três horas. Deve ser trocadas após este período ou sempre que estiver úmida, suja, danificada ou se houver dificuldade para respirar.

 Quando é hora de descartar a máscara usada?

 A máscara de pano deve ser descartada sempre que for observado possíveis danos que possam comprometer sua eficácia como barreira física. Ex: deformação, desgaste, perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido. As máscaras de TNT não podem ser lavadas e devem ser descartadas após o uso. 

 Como higienizar as máscaras caseiras de tecido? 

 As máscaras de tecido devem ser reutilizadas por, no máximo, 30 lavagens. A higienização correta é feita da seguinte forma:

  • lavar separadamente de outras roupas;
  • lavar com água corrente e sabão neutro;
  • depois, deixar de molho em uma solução de água com água sanitária (2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água) ou outro desinfetante por 30 minutos;
  • enxaguar bem para remover os resíduos de desinfetante;
  • evitar torcer e deixar secar;
  • passar com ferro quente;
  • armazenar em recipiente fechado.

Matérias
relacionadas