O 13º episódio do Por Dentro da Saúde é especial, em parceria com a Viatris, uma nova empresa global de saúde e que tem como propósito empoderar pessoas ao redor do mundo a viverem mais saudáveis em todas as fases da vida. E o tema do bate-papo é Transtornos do humor e a importância do autocuidado, em linha com a campanha Setembro Amarelo.
Todos sabemos que a pandemia de Covid-19 teve um impacto muito significativo para a população em geral. Além dos efeitos diretos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo.
E quem vive o dia a dia da saúde acabou sobrecarregado – desde a recepção até a alta gestão, foram meses intensos e preocupantes. Nos últimos dois anos, os casos de ansiedade, depressão e outros transtornos afetivos acabaram se tornando ainda mais comum diante de uma rotina intensa de trabalho, cheia de desafios e incertezas. Portanto, não há dúvidas sobre o quanto é importante mantermos na pauta a saúde mental. E o alerta deste episódio é que, quando se trata de transtornos afetivos, todos nos tornamos pacientes e o cuidado é fundamental.
Neste episódio especial, o Por Dento da Saúde recebe Elizabeth Bilevicius, neurologista e diretora médica da Viatris, e Nilo Torturella, psiquiatra com atuação em psiquiatria positiva, para falar sobre transtornos do humor, a importância do autocuidado para se prevenir e o papel da empresa no cuidado com seus colaboradores. A apresentação e moderação da conversa é de Evelyn Tiburzio, apresentadora do programa e diretora técnica da Anahp.
Para saber mais sobre as iniciativas da Viatris no cuidado com a saúde mental, você pode acessar o site da campanha “Bem me quer, bem me quero”, promovida pela empresa em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos – Abrata: bemmequerbemmequero.com.br
O que são podcasts?
Um podcast é como um programa de rádio, mas sem hora certa para ser transmitido, você pode escolher onde e quando quer ouvir. Além disso, não é preciso sintonizar numa rádio ou emissora específica, mas sim acessar pela internet, de graça!