Por Dentro
da Saúde

EP01 | por dentro da saúde

Como a pandemia impactou e mudou a atuação da psicologia hospitalar



Neste primeiro episódio do Por Dentro da Saúde tratamos do universo da saúde mental e da psicologia hospitalar que, com a pandemia, precisou se adaptar e cuidar também dos profissionais de saúde.

Os convidados deste episódio são a psicóloga Silvia Cury, gerente de Saúde Mental do Hospital do Coração – HCor (SP) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia Hospitalar da Anahp; e o médico Leonardo Piovesan, gerente de Saúde Integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Sobre a saúde mental do brasileiro e do profissional de saúde durante a pandemia: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2017 o Brasil é o país com o maior índice de transtorno de ansiedade – são quase 19 milhões de pessoas com a qualidade de vida comprometida. E é o segundo das Américas em índice de depressão, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 2020, o Ministério da Saúde divulgou os primeiros resultados de uma pesquisa sobre a saúde mental dos brasileiros na pandemia e, entre as mais de 17 mil pessoas que responderam, 86,5% indicaram algum tipo de ansiedade patológica. Os profissionais de saúde já estão acostumados a lidar com pressão, estresse, horas sem dormir, faz parte da profissão os longos períodos de trabalho, a responsabilidade com a vida das pessoas, ter que lidar com a morte com frequência… Tudo isso já é o suficiente pra mexer com o emocional de qualquer pessoa.

E a pandemia só tem agravado esse cenário. Segundo o Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil, assinado pela jornalista Natália Cuminale, cerca de 20% dos profissionais de saúde são acometidos por quadros de depressão, e até 25% sofrem de ansiedade. Além disso, quase 70% sofrem com a síndrome de burnout.

E uma pesquisa da Fiocruz indicou que, no contexto da pandemia, no Brasil, 50% dos profissionais de saúde admitem excesso de trabalho, sendo que 45% precisam de mais de um emprego para sobreviver. E mais de 43% não se sentem protegidos no trabalho.

Outro dado é que, além de tudo, os profissionais de saúde ainda são vítimas de discriminação da vizinhança e no trajeto casa-trabalho, pra quem precisa usar o transporte público.

Você pode ouvir o Por Dentro da Saúde aqui no nosso site, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o Por Dentro da Saúde para ser avisado sempre que tiver um novo episódio.

Onde estamos: