Esta publicação é parte da campanha Unidos Pela Saúde, que tem o objetivo de contar histórias de parceria entre o setor privado e público na saúde durante o enfrentamento da covid-19 no Brasil. Essas ações, colocadas em prática pelos hospitais associados Anahp, beneficiam todo o sistema de saúde brasileiro e deixam um legado para todos nós. Assista ao vídeo da campanha abaixo.
Desde que foi habilitado pelo Laboratório Central do estado do Paraná há três meses e meio, o Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, já aplicou 12.694 mil exames de RT-PCR para o diagnóstico da covid-19 nos municípios da região de Foz do Iguaçu (PR).
Do total registrado até 10 de agosto, 6.371 foram para a população atendida pelo SUS, sendo a outra metade para pacientes do HMCC. Providencial para a obtenção de diagnóstico confiável, os testes com resultado rápido, ajudam o HMCC a traçar um panorama epidemiológico real da região composta pelos municípios Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis e Foz do Iguaçu, de onde chegam as amostras.
Com a contratação de profissionais no início de julho, a capacidade de testagem do laboratório do Ministro Costa Cavalcanti, que funciona 24 horas por dia, aumentou de 300 para 500 exames diários.
Para saber mais e acompanhar os resultados desse trabalho, acesse as redes sociais do HMCC.
Assista também o vídeo oficial da campanha Unidos Pela Saúde: