Nova campanha da Anahp busca retratar as ações de hospitais associados em apoio ao setor público de saúde no combate à covid-19, beneficiando toda a população
Apesar de todos os seus pontos negativos, uma das características da pandemia de coronavírus é promover união. Pode parecer irônico, já que um dos principais meios de combate à nova doença é o distanciamento entre as pessoas. Mas com tudo o que a sociedade tem vivenciado, fica cada vez mais evidente o quanto é fundamental e necessário unir forças para aliviar os efeitos da crise.
No Brasil, a pandemia provocou um movimento intenso para aumentar a capacidade de atendimento do sistema como um todo e proporcionar mais segurança à população. Diante de um cenário de escassez e a ameaça de colapso da saúde pública, a iniciativa privada passou a atuar também para aumentar o número de leitos do país, distribuir equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde da rede pública e para o cidadão comum, e a compartilhar toda sua expertise técnica e em gestão na busca por soluções efetivas em benefício de todos.
Foi para contar essa história que a Anahp deu início à campanha “Unidos Pela Saúde”, destacando ações de parceria entre as iniciativas privadas e públicas que envolvem seus associados (assista ao vídeo no canal oficial da Anahp no YouTube: youtube.com/anahpbrasil). Em pouco mais de quatro meses, hospitais-membros da Anahp investiram cerca de R$ 500 milhões em ações no enfrentamento da pandemia no setor público. Além de ceder expertise para iniciativas de capacitação profissional, pesquisa, apoio técnico para desenvolvimento de novos equipamentos e encabeçar ações sociais.
“Uma pandemia sem precedentes precisa de medidas extraordinárias para ser combatida com eficiência. Todos fomos surpreendidos e tivemos que nos adaptar e reforçar a união entre os sistemas público e privado, o que mais uma vez se mostra fundamental para enfrentar os desafios da saúde no Brasil. É essencial unirmos ainda mais nossas forças para vencer não só a covid-19, mas para que esse seja o ponto de partida para melhorar o sistema, beneficiando nossa população”, declara Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp.
Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 75 da revista Panorama.