Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Uma obra colaborativa e premiada

Vencedor do Prêmio Jabuti, entregue hoje, dia 18 de novembro, livro consagra o trabalho em equipe

Referência para médicos, estudantes de medicina e outros profissionais da saúde, o livro “Tratado de Oncologia”, vencedor do 56º prêmio Jabuti 2014, na categoria “Ciências da Saúde”, é resultado de um trabalho multidisciplinar e colaborativo.

“O prêmio pertence a todos os autores que ajudaram a transformar em livro o conhecimento acumulado na área de oncologia no Brasil”, explica o diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Prof. Dr. Paulo Hoff, responsável pela edição da obra, com a assistência dos especialistas Artur Katz, Vicente Odone Filho, Yana Novis e Roger Chammas, além da contribuição de 379 especialistas de diversas partes do país.

“Acho que o livro mostra a importância de reunir a pesquisa básica, translacional e clínica com a assistência ao paciente. É o que procuramos fazer no dia-a-dia, dentro do conceito de um centro, voltado para o tratamento do câncer”, explica.

Além disso, a integralidade dos direitos autorais do livro premiado foi cedida ao ICESP, a pedido dos envolvidos na obra. “Desde o primeiro contato com a editora, optamos por abrir mão de royalties e qualquer pagamento, para que esses recursos fossem repassados ao ICESP. Temos consciência de que as instituições que trabalham com o SUS naturalmente têm maiores dificuldades de financiamento. Acreditamos que esse valor poderá ser mais bem empregado no setor público, principalmente na área de ensino e pesquisa”, conta Hoff.

A obra

O “Tratado de Oncologia” aborda os avanços obtidos com os estudos em diversas frentes de pesquisa, entre elas do genoma humano, bioquímicas, moleculares e neoplasias. Fala, também, do progresso dos métodos diagnósticos por imagem que, influenciados pela física de partículas e nuclear, como a ressonância magnética e a PET-CT, permitem ao médico ter uma melhor indicação de estadiamento, tratamento, diagnóstico e prognóstico. O trabalho multidisciplinar apresenta ainda uma síntese de novas drogas.

O livro ainda contempla o caminhando trilhado pela oncologia, no sentido da individualização do tratamento, ao mostrar que os fatores moleculares que causam o câncer tornam os tumores sejam diferentes entre si e entre pacientes. Este cenário vem levando ao desenvolvimento de tratamentos mais específicos para cada situação, o que faz da individualização e a personalização da oncologia uma realidade que deverá se intensificar nos próximos anos.

Sobre Prof. Dr.Paulo Hoff

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (1991), Doutorado e Livre-docência em Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Residência em Medicina Interna no Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami e Fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Texas, M.D. Anderson Câncer Center em Houston. Foi Professor Associado e Vice-chefe de Departamento na Universidade do Texas, M.D. Anderson Câncer Center, Diretor do Grupo de Câncer Colorretal do National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project (NSABP) e do Southwest Oncology Group (SWOG) e atualmente é médico e Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Professor Titular da disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor Geral do Instituto do Câncer de São Paulo, Octávio Frias de Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão Científica em Vigilância Sanitária CCVISA – ANVISA e Membro do Conselho Diretor da American Society of Clinical Oncology (ASCO).

Paulo Hoff é autor de mais 160 trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, 103 capítulos publicados em livros, autor e/ou colaborador em 19 livros publicados. Em 257 trabalhos é citado 4480 vezes pelo ISI – Web of Sciente e em 159 trabalhos, é citado 5060 pelo Scopus. Foi o primeiro Brasileiro a ser eleito para um cargo no Conselho Diretor da American Society of Clinical Oncology (ASCO), vigente até 2017. Eleito Presidente da CCVISA – Comissão Científica em Vigilância Sanitária, que tem como missão assessorar a Agência de Vigilância Sanitária na avaliação e regulação de novas tecnologias de interesse da saúde e em temas e discussões estratégicas de cunho técnico-científico relacionados à vigilância sanitária, em dezembro de 2013.

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 18.11.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: