Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Transmissão ao vivo de cirurgia endovascular realizada no Brasil lota plateia de congresso internacional

Autor de técnica revolucionária criada e aperfeiçoada no Hospital Santa Catarina para correção de aneurisma de aorta faz balanço positivo da participação brasileira na Alemanha
Duas cirurgias de alta complexidade realizadas no Hospital Santa Catarina (HSC), em pouco mais de duas horas, com técnica menos agressiva e invasiva para casos de aneurismas aórticos foram destaque hoje (29) no Leipzig Interventional Course (Linc 2014), evento que termina nesta sexta-feira (31), na Alemanha. “Nós transmitimos do Santa Catarina para a Alemanha, para a cidade de Leipzig, onde está sendo realizado o maior congresso de cirurgia endovascular do mundo. Com isso, mostramos que temos infraestrutura no Brasil e que o Hospital Santa Catarina é absolutamente perfeito para executar essas cirurgias. Só posso dizer, então, que nossa participação é nota 10!”, enfatiza o autor da técnica chamada Sandwich, o cirurgião brasileiro do Hospital Santa Catarina, Armando Lobato.
Único convidado da América Latina para o congresso, dr. Lobato explica que se as cirurgias fossem feitas no método convencional haveria uma alta taxa de complicação para os pacientes com aneurismas complexos da aorta. “Não daria para fazer a cirurgia convencional, porque não há onde fixar a prótese, a não ser que se fechem as artérias renais. E isso poderia levar o paciente a ficar dependente de hemodiálise. Com a técnica Sandwich, conseguimos reduzir o risco de morte em 25%, comprovando sua confiabilidade e segurança.”
Ele frisa, ainda, que, além de reduzir o risco de morbidade e mortalidade, quando comparada aos procedimentos convencionais, a novidade se destaca pela rápida recuperação do paciente. “Na nossa primeira cirurgia de hoje, o paciente, de 70 anos, era um caso complicado: além de ser obeso, havia tido câncer de pulmão e de próstata e tinha quatro aneurismas”, exemplifica, lembrando que, após duas horas da intervenção, o paciente já estava conversando normalmente.
Lobato adianta que está sendo feito um estudo de registro brasileiro para ser apresentado em um congresso americano de cirurgia endovascular. De acordo com ele, já são mais de 180 pacientes operados no Brasil inteiro, de 2008, quando a técnica foi desenvolvida, até 2013.
É a segunda vez consecutiva que o HSC participa do LINC, que está em sua décima edição e é referência mundial em cirurgia endovascular. De 28 a 31 de janeiro, deverão participar do evento cerca de 5 mil cardiologistas, angiologistas e cirurgiões vasculares de 70 países.
Sobre o Hospital Santa Catarina
Há mais de 100 anos, o Hospital Santa Catarina (HSC) prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, o HSC atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade.
O Hospital Santa Catarina é uma instituição filantrópica e faz parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega mais de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete Estados brasileiros.
Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 327 leitos, 20 salas de cirurgia, 5 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs Neurológica, Cardiológica, Pediátrica, Neonatal e Geral) e Pronto-Atendimento 24 horas.

Fonte: Hospital Santa Catarina – 29.01.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: