Paulo Chapchap lidera o grupo que cuida de uma das maiores doações feitas pela iniciativa privada no combate à pandemia de coronavírus
Entre as muitas ações promovidas pela iniciativa privada brasileira para contribuir com o enfrentamento da pandemia de coronavírus, está o Todos Pela Saúde, do Itaú Unibanco. O banco anunciou no início de abril a doação de R$ 1 bilhão para coordenar uma série de ações em apoio ao SUS, estados e municípios na gestão da crise – considerada a maior doação feita por uma instituição privada até então no combate à covid-19.
As ações promovidas pela iniciativa se encaixam em quatro frentes: informar, proteger, cuidar e retomar. Entre elas estão produção de conteúdo orientativo em diversos canais; distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos hospitalares nas diversas regiões brasileiras; instalação de novas centrais para testagem por RT-PCR; centros de acolhimento para pessoas infectadas pelo coronavírus; além de investimentos no preparo da sociedade para retorno à normalidade.
Para liderar a gestão desses recursos, o banco convidou Paulo Chapchap, conselheiro da Anahp e diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, que ficou responsável por montar uma equipe de sete médicos e especialistas em saúde que contribuem no planejamento e tomada de decisão. Entre eles estão Gonzalo Vecina Neto, fundador da Anvisa e professor na Faculdade de Saúde Pública da USP; Drauzio Varella, médico infectologista; e o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner.
Confira entrevista exclusiva com Chapchap, que falou sobre os desafios desse projeto, as estratégias que estão sendo traçadas e destacou algumas das principais ações colocadas em prática até agora.
Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 75 da revista Panorama.