A Shantala, legado da cultura indiana, constitui uma deliciosa maneira da mãe interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele. Sua aceitação no Ocidente é tamanha que os próprios pediatras recomendam a prática.
No Hospital Anchieta, ela integra o Curso Gratuito para Gestantes. Nos encontros, as futuras mamães aprendem a história da técnica, seus benefícios, a importância do toque e como lidar com as reações do bebê durante a massagem. “A modalidade alivia as cólicas do bebê, ativa a circulação sanguínea e linfática, estimula o sistema respiratório, auxilia no desenvolvimento motor, melhora a qualidade do sono e, ainda, estreita o vínculo pais-filho”, destaca o pediatra Willian Casagrande, que atua na instituição.
O especialista explica que a Shantala deve ser iniciada a partir do primeiro mês de vida: “Nessa fase, o bebê já está com a pele mais preparada e o umbigo cicatrizado”. Deve-se, contudo, evitar a massagem quando a criança apresenta doença de pele que impeça o toque ou diarreia, quando está com o estômago vazio ou muito cheio, quando está dormindo ou com frio. Qualquer pessoa pode aplicá-la – familiares, babá e até uma cuidadora na creche -, mas o ideal é que seja feita pela mãe. E, claro, a técnica deve ser rigorosamente seguida.
Hoje (11/08) o Hospital Anchieta dá início a mais uma turma do curso. Os encontros são realizados em quatro segundas-feiras consecutivas, sempre das 14h30 às 18h, no auditório do Centro de Excelência Anchieta, em Taguatinga/DF. Podem participar gestantes, mães, pais, avós, babás, profissionais das áreas de saúde e educação. As inscrições para a próxima turma, que será em novembro, abrem no dia 06 de outubro.
SERVIÇO
Curso Gratuito de Gestantes e Shantala do Hospital Anchieta
Local: Centro de Excelência Anchieta, Auditório, 5º Andar – Taguatinga Norte
Acesso: Gratuito, com inscrição prévia
Informações: (61) 3353 9260 ou 3353 9507
Fonte: Hospital Anchieta – 11.08.2014