Único do Nordeste a receber distinção, centro hospitalar pernambucano promove saúde aliada ao desenvolvimento ambiental
O Hospital Santa Joana recebe, às 15h30 desta quinta-feira (18), uma premiação pela sua participação na Rede Global Internacional de Saúde sem Danos. A unidade, única do Nordeste a receber a distinção, será homenageada por promover práticas de desenvolvimento sustentável baseadas na rede de Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS). A entrega do prêmio acontecerá durante o Seminário Hospitais Saudáveis, no Hospital Sírio Líbanês, em São Paulo.
Para que um centro médico seja contemplado com o prêmio, é preciso que o espaço de saúde atenda ao menos dois de 10 objetivos inter-relacionados e integrados determinados pelo HVS, todos com foco na promoção da saúde em conjunto com a sustentabilidade ambiental.“O Santa Joana faz parte dessa rede global devido às ações de sustentabilidade e aos projetos que desenvolve nesse sentido. Um deles é o projeto Hospitais livres de Mercúrio, que faz parte da agenda de objetivos da Rede Global HVS,” afirma Lívia Albuquerque, gerente do Núcleo de Atenção à Saúde Ambiental do Hospital Santa Joana.
Além do Santa Joana, outros hospitais nacionais que integram a rede HSV também serão homenageados na cerimônia desta quinta. Essa rede foi criada em outubro de 2011, com o apoio de diversas organizações que representam mais de 3500 hospitais nos seis continentes.
Fonte: Hospital Santa Joana – 16.09.2014