Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Prevenção de câncer e dietas para combate ao diabetes e anemia estão no cardápio das oficinas de culinária de 2014

Programação deste ano da Oficina de Culinária do A.C.Camargo Cancer Center trará aulas sobre os alimentos funcionais, prevenção de câncer de mama, próstata, intestino e estômago, o papel das fibras e as dietas para combate ao diabetes e anemia. Aberta ao público, as inscrições podem ser feitas pelo www.accamargo.org.br/oficina-de-culinaria/
Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para reduzir os riscos de desenvolver câncer e um grande passo é estar atento ao que colocamos na mesa. Focado em difundir o papel protetor de uma alimentação equilibrada, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia a agenda de 2014 da Oficina de Culinária, programa idealizado pelo serviço de Nutrição Oncológica da Instituição.  Além da prevenção do câncer, o diabetes e a anemia também estarão em pauta ao longo da programação do ano.  
O pontapé inicial será dado no dia 28 de fevereiro, às 16 horas, com oficina que trará o tema Alimentos Funcionais. Em aula gratuita, a nutricionista oncológica Ana Carolina Cantelli vai interagir com o público por meio do preparo de receitas com alimentos que, dentre suas funções, além de proteger o sistema de reparo do DNA contra tumores, eles possuem funções nutricionais importantes, gerando efeitos benéficos à saúde quando consumidos como parte da dieta habitual.
 Entre os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção do câncer estão os flavonóides (encontrados, por exemplo, nas frutas vermelhas e chá verde), licopeno (tomate, molho de tomate, goiaba e melancia), betacaroteno (cenoura e abóbora), luteína e zeaxantina (espinafre e couve), vitamina C (frutas cítricas como laranja, acerola e abacaxi), isoflavonas (soja e feijão), alicina (alho) e ômega 3 (sardinha, atum, salmão, chia e linhaça). “São alimentos ou ingredientes que proporcionam um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que eles contêm”, destaca Ana Carolina Cantelli.
O cardápio das aulas do ano inclui, ainda no contexto da prevenção do câncer, dietas que auxiliam na prevenção de câncer de mama (soja, chá verde, fibras e alimentos ricos em ômega 3), próstata (alimentos ricos em licopeno), estômago e intestino (fibras, frutas, verduras e legumes). “Vale ressaltar que a alimentação equilibrada deve estar sempre associada com um estilo de vida saudável”, destaca Ana Carolina Cantelli. 
DIABETES – Cerca de 360 milhões de pessoas no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes, vivem hoje com diabetes – www.idf.org/sites/default/files/The_Global_Burden.pdf, doença esta que pode ser combatida com hábitos saudáveis relacionados à alimentação, atividade física e perda de peso. A entidade destaca também que nos próximos 20 anos o crescimento do número de diabéticos deverá ser de 54%.
Tema da Oficina de Culinária de junho, o diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue, sendo dividida em diabetes tipos 1 e 2. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o tipo 1 é mais comum entre crianças e jovens adultos, que são incapazes de produzir insulina. Já o tipo 2 é desenvolvido por adultos durante a vida e está, normalmente, relacionado à obesidade. Entre suas complicações estão doenças cardíacas e derrame, danos aos rins ou nervos, além de cegueira.
No cardápio das preparações que vão compor a oficina do A.C.Camargo – voltada ao público que tem o diagnóstico de diabetes – os adoçantes e as fibras estarão presentes. “Queremos mostrar que um doce feito com adoçante pode sim ser muito saboroso. Vamos também ressaltar os benefícios das fibras, que são muito ricas nas formas integrais dos pães, macarrão, arroz, dentre outros alimentos”, destaca Ana Carolina Cantelli.
ANEMIA – Muitos pacientes, em razão do tratamento oncológico, destaca a nutricionista, acabam desenvolvendo anemia, independente se serem magros ou obesos. Ocorre, basicamente, por deficiência do ferro. Existem dois tipos de ferro. O ferro Heme (presente em fonte animal, como carne, frango, peixe e ovo) e o ferro não Heme (encontrado em verduras de coloração verde-escuro, feijão, grão de bico, etc). “Para haver uma melhor absorção do ferro é fundamental o consumo de uma fonte de vitamina C e evitar consumir fontes de cálcio (leites e derivados) próximo a estas refeições, pois ele inibe a absorção”, acrescenta.
Em todas as oficinas de 2014, explica a nutricionista, estará em pauta o aproveitamento integral dos alimentos, casos de cascas, talos, folhas, que costumam ter nutrientes e fibras. “São fundamentais para uma alimentação saudável, mas que as pessoas acabam descartando. Além disso, com o aproveitamento integral dos alimentos, além de enriquecer a alimentação do paciente, estamos também contribuindo como meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos”, afirma. Tendo o conceito de sustentabilidade como um de seus pilares, o A.C.Camargo possui a certificação ISO 14001, selo de qualidade ambiental que ratifica que a Organização atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO 14001:2004.
PROGRAMAÇÃO 2014
28 de fevereiro – Alimentos Funcionais
25 de abril – Prevenção de tumores de mama e próstata
27 de junho – Diabetes
29 de agosto – Fibras
31 de outubro – Prevenção de tumores de intestino e estômago
19 de dezembro – Anemia
SERVIÇO
Oficina de Culinária
Realização: Serviço de Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center
Tema: Alimentos Funcionais
Data: sexta, 28 de fevereiro de 2013
Horário: 16h
Local: Restaurante Alcachofra – A.C.Camargo Cancer Center
Endereço: Rua Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo (SP), 2º subsolo, bloco
Inscrições gratuitas: (11) 2189-5000 – ramais 1051 e 1055
Informações: www.accamargo.org.br/oficina-de-culinaria
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center –  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende mais de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas, entre eles clínicos e cirurgiões.
 Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. E foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center – 11.02.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: