O objetivo do Children’s Hospital’s International Executive Forum (CHIEF) é abrir diálogo entre diretores-gerais dos principais hospitais pediátricos do mundo
O Pequeno Príncipe foi convidado a integrar o Fórum Executivo Internacional dos Hospitais Pediátricos (Children’s Hospital’s International Executive Forum – CHIEF), que reúne diretores-gerais dos mais renomados complexos hospitalares pediátricos de ensino e pesquisa do mundo. Todos os anos, o grupo se reúne com o objetivo de abrir diálogo entre os CEOs sobre os desafios enfrentados no nível de gestão, além de discutir soluções para os sistemas de saúde e acadêmicos.
Para participar do seleto grupo, que reúne apenas 38 membros no mundo, é preciso alcançar alguns critérios: ser preferencialmente uma organização sem fins lucrativos; ter, pelo menos, 150 leitos; atuar em alta complexidade; e ser um hospital-escola ligado a uma faculdade que tenha graduações na área da saúde, notadamente medicina. Ainda, ter certificação de qualidade e praticar a ciência da melhoria contínua – lembramos que o Hospital Pequeno Príncipe foi a primeira organização do Paraná (2000) e uma das primeiras do Brasil a ter uma “Acreditação Hospitalar”. Também é preciso de uma indicação de outro hospital que já seja membro do CHIEF. No caso do Pequeno Príncipe, a recomendação foi feita pelo Children’s National Hospital, de Washington, DC.
Na 50.ª edição do Fórum Executivo Internacional dos Hospitais Pediátricos, que ocorreu em maio deste ano em Munique, na Alemanha, o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, apresentou uma síntese operacional, além de destacar as iniciativas ambientais. “Para nós é motivo de muito orgulho fazer parte de um grupo seleto que reúne os melhores hospitais pediátricos do planeta. Somos o único da América do Sul a estar ao lado de instituições importantes como Hospital SickKids (Toronto), Children’s National Hospital (Washington, DC), Sant Joan de Déu (Barcelona), Children’s Health (Stanford), Great Ormond Street (Londres), entre outros”, afirma o diretor-corporativo.
O número de membros do Fórum Executivo Internacional dos Hospitais Pediátricos é limitado a 45 CEOs ativos, isso para existir diálogo interpessoal significativo e construção de relacionamento entre os diretores-gerais. Membros ativos dos Estados Unidos da América são limitados a 25; e membros de todo o mundo, a 20.
No próximo encontro, que será em Seattle, nos EUA, entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2023, Carneiro fará uma fala sobre o momento da assistência à criança no Brasil. “A inclusão neste grupo excepcional, a ‘primeira divisão’ dos hospitais pediátricos do planeta, só foi possível pela qualidade e dedicação dos colaboradores, professores, médicos e a totalidade do corpo clínico do Complexo. Sem isto, e ainda sem obter o ‘efeito cardume’ com nossos apoiadores, seria impossível chegar a este patamar”, finaliza o diretor-corporativo.
O que é o CHIEF
Foi criado em 1970, por um grupo de diretores dos principais hospitais pediátricos dos Estados Unidos da América, com o objetivo de desenvolver um grupo que promovesse resolução de problemas, compartilhasse ideias e criasse um relacionamento entre os CEOs e suas organizações. Na época, foi nomeado de Children’s Hospital Executive Council (CHEC).
O grupo cresceu impulsionado pela prestação de atendimento pediátrico, educação e pesquisa. Em 2002, seu nome foi alterado para Children’s Hospital’s International Executive Forum (CHIEF). Com encontros anuais, o grupo tem como missão promover um diálogo global interativo e substantivo por meio da colaboração entre hospitais pediátricos. Além disso, avalia desafios e promove soluções, buscando alcançar melhores entendimentos e relacionamentos entre os líderes de hospitais de todo o mundo.