Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pelo segundo ano consecutivo, Unidade Pós-Operatória do Hospital São Vicente de Paulo-RJ está entre as melhores do país

A Unidade Pós-Operatória (UPO) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) acaba de receber, pela segunda vez consecutiva, o selo UTI Top Performer, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. Este ano, a certificação foi concedida a 189 instituições de saúde de todo o país, entre mais de 800 avaliadas. A conquista reflete o trabalho contínuo em busca de aprimoramento e a adoção das melhores práticas pelas equipes do hospital, de acordo com a diretora técnica do HSVP, Karina Tenan. “Essa segunda certificação ‘Top Performer’ vem solidificar nosso compromisso com a segurança do paciente e a qualidade do atendimento prestado aos nossos pacientes críticos, sempre visando os melhores desfechos e a excelência clínica”, diz.

A diretora geral do HSVP-RJ, Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel salienta que este resultado só foi possível graças ao empenho e dedicação dos gestores da unidade, que se esforçaram para garantir que todos os processos e protocolos fossem seguidos com rigor, além da adesão dos colaboradores. “Cada um, com seu trabalho, empenho e profissionalismo, desempenhou um papel fundamental para que atingíssemos este padrão de excelência”, disse.

Estão aptas a receber a certificação ‘Top Performer’ as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais de todo o país que utilizam o Sistema Epimed Monitor para fazer a gestão de indicadores e obtêm alto desempenho. “Implementamos este sistema no HSVP em 2021, quando foi instituído o Núcleo de Vigilância e Epidemiologia Hospitalar, responsável pela alimentação, análise e divulgação de dados clínico-epidemiológicos. Este foi um passo importante que nos impulsionou a alcançar resultados assistenciais cada vez melhores para os nossos pacientes, visto que favoreceu a identificação dos riscos, estabelecendo oportunidades de melhorias no processo do cuidado e intensificando a segurança e a qualidade”, ressalta a diretora.

Além da certificação Top Performer para a UPO, o HSVP conquistou o selo UTI Eficiente, que este ano foi conferido a 115 unidades hospitalares. O reconhecimento da AMIB/Epimed Solutions leva em consideração indicadores que mensuram o desempenho das UTIs, ajustado ao perfil de pacientes atendidos. Os dois principais parâmetros avaliados são Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada, que avalia se a unidade faz o uso sustentável dos recursos disponíveis. O selo tem validade de um ano.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RJ)

Compartilhe

Você também pode gostar: