Inaugurada recentemente, a nova Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento anuncia o primeiro Encontro Científico do Serviço de Nefrologia. O evento, que ocorrerá dia 4 de novembro, às 18h30min, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910– 4º andar do Bloco B), contará com a participação de importantes convidados da área vinculados ao meio científico.
Entre eles, o médico nefrologista, professor de Medicina Interna da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) membro da Sociedade Internacional de Nefrologia, Domingos d´Ávila, e o nefrologista David Saitovitch responsável pelo Transplante Renal da Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento, Doutor em Imunologia de Transplantes pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e professor da Faculdade de Medicina da PUCRS.
Será proferida a palestra “Hemodiafiltração On-Line e a Evolução desta Tecnologia” e “Como construir uma Unidade de Diálise a frente do nosso tempo – Modelo de Vicenza”. Essa última será conduzida pelo chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento, Renato Eick, e pelo diretor do Departamento de Nefrologia e Diálise e Transplantes do Instituto Internacional de Pesquisa em Nefrologia, (IRRIV), Claudio Ronco, MD.
Saiba mais sobre a nova Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento
A Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento hoje é composta por 22 leitos. A nova área é a única do Rio Grande do Sul que conta com quatro máquinas de Hemodiafiltração, técnica que combina hemofiltração e hemodiálise e proporciona melhor remoção de moléculas que se acumulam no sangue pela insuficiência renal. A área oferece, ainda, modernas instalações que proporcionam mais privacidade e comodidade para os pacientes e familiares. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar especializada em Nefrologia, seguindo os pilares do modelo assistencial da instituição que alia humanização, qualidade assistencial e a segurança dos seus pacientes.
Sobre o Hospital Moinhos de Vento
O Hospital Moinhos de Vento, afiliou-se, recentemente, ao Johns Hopkins Medicine International, de Baltimore (Estados Unidos). A afiliação vai contribuir para a troca de conhecimentos e pesquisa entre os dois países e incluirá a implementação de programas inovadores de segurança do paciente e enfermagem, como o renomado CUSP (Comprehensive Unit-based Safety Program), criado pela Hopkins, que prevê o desenvolvimento universal de práticas de segurança a partir de unidades específicas.
As duas instituições irão ainda explorar oportunidades para estabelecer um Centro de Pesquisa que apoiará especialistas brasileiros no desenvolvimento de estudos e pesquisas e facilitará o intercâmbio de informações entre os dois países.
Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 01.11.2013