Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, Hospital viValle lembra que a prevenção deve ser feita com adoção de hábitos saudáveis

Dia 08 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data é reservada para a conscientização da população em geral sobre os riscos envolvidos com o sobrepeso e o descontrole dos níveis de colesterol.

As alterações dos níveis de colesterol estão relacionadas a doenças coronarianas e ao endurecimento das paredes das veias, a aterosclerose. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem estar abaixo de 200mg/dL de sangue. Sendo que o bom colesterol deve estar acima de 35mg e o mau abaixo de 130mg/dL de sangue.

O que é o colesterol? – O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo nosso organismo e possui funções muito importantes, como a produção de hormônios e de vitamina D. Basicamente existem dois tipos de colesterol, popularmente conhecidos como bom e ruim. O colesterol bom é o HDL, responsável por equilibrar o excesso de gordura nas artérias e evitar a formação de placas. O colesterol ruim, LDL, por sua vez, se acumula nas artérias, provocando o entupimento das mesmas.

O triglicerídeo também conta como colesterol ruim, cuja meta é abaixo de 150. As metas de LDL colesterol são variáveis de pessoa para pessoa, podendo ser abaixo de 160 em população de baixo risco e abaixo de 100 em população de alto risco. A meta de HDL colesterol é acima de 50 para mulheres e 40 para homens.

Prevenção – Apesar de fatores como genética, obesidade e falta de atividade física serem muito importantes para a alteração nos níveis de colesterol, a alimentação é o aspecto que deve ser mais observado. Uma alimentação abundante em produtos de origem animal, como ovos e o leite integral, contribui para o aumento do colesterol ruim. Outro vilão é a gordura saturada. Ela está presente em carnes gordurosas, aves com pele e laticínios integrais como queijo, leite e iogurte.

Existem medicamentos que auxiliam no controle dos níveis de colesterol, mas a prevenção é o meio mais eficaz de evitar as complicações coronárias e a aterosclerose. Confira algumas dicas:

– Pratique exercícios físicos;
– Evite o tabagismo;
– Tome cuidado para não aumentar o nível de estresse;
– Aumente o consumo de frutas e vegetais;
– Prefira peixes a carnes vermelhas;
– Procure inserir fibras na alimentação;
– Prefira o leite e derivados desnatados;
– Evite frituras.

Fonte: Hospital viValle – 08.08.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: