Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Melhores práticas Covid-19: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Todas as medidas adotadas pelos hospitais para enfrentamento do Covid-19 estão sujeitas a mudanças diárias, devido ao dinamismo do momento.

Confira iniciativas de outros hospitais associados à Anahp para o enfrentamento do Covid-19

 

Na BP está sendo realizado um Huddle diário alinhado baseado no plano de continuidade de negócios, onde os principais aspectos de estrutura, sistemas, pessoas, fornecedores, serviços e assistência são avaliados.

Pessoas

– Plano de comunicação para orientações sobre o Covid-19 direcionado para os mais variados públicos do hospital – pacientes (considerando os perfis atendidos em todas as unidades BP), profissionais da saúde, fornecedores, parceiros, visitantes e acompanhantes.

– As comunicações são trabalhadas em tempo integral, publicadas com versões que contemplam data e horário, tendo como principais objetivos esclarecimento e evitar pânico.

– Viagens internacionais e nacionais corporativas e eventos internos foram cancelados.

– Profissionais com sintomas respiratórios e outros que sugerem Covid-19 estão sendo avaliados no Núcleo de Saúde do Colaborador, para definir afastamento da rotina de trabalho, e proposto monitoramento.

– Para os colaboradores em quarentena, estão sendo avaliados os critérios de elegibilidade e condições de infraestrutura doméstica para que seja viabilizado trabalho remoto, se necessário e se aplicável, o hospital fornecerá equipamentos.

– Campanha de conscientização de todos os profissionais e público em geral, da relevância do uso racional de insumo, diante de risco iminente de desabastecimento.

Processos

– Reuniões diárias, várias, para alinhamento das equipes, com participação presencial de grupo restrito e através de Webex para os demais, objetivando atualização de status da abrangência do vírus no mundo, no Brasil, nas unidades da BP, diretrizes de órgãos oficiais, além das definições operacionais. As reuniões contam com participação de representantes da Diretoria, equipes gerenciais, assistenciais, jurídico, riscos e compliance, comunicação etc.

– Grupos de WhatsApp diversos, desde restrito a diretores, algumas gerências, até de equipes médicas específicas, para tomadas rápidas de decisão e alinhamento constante.

– Monitoramento de todas as portas de entrada para identificação de casos suspeitos, e restrição de acesso de visitantes, fornecedores e outros.

Estrutura

– Foram definidos fluxos e áreas especificas para atendimento e internação de casos suspeitos.

– Estão sendo trabalhados diariamente planos de contingência prevendo superlotação do pronto-socorro e UTI, considerando o aumento do fluxo de espera.

– Está sendo avaliado o aumento do número de materiais para suporte ventilatório.

– Está sendo avaliada a suspensão de cirurgias eletivas que possam ser postergadas sem prejuízo de qualquer paciente.
A área física do refeitório e dos serviços de conveniência ao público foi remodelada para que seja mantido maior espaçamento entre as pessoas, bem como que obrigatoriamente as mãos sejam lavadas antes das refeições.

Compartilhe

Você também pode gostar: