Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Médicos do Hospital São Vicente de Paulo-RJ fazem “raio-x” dos atendimentos ortopédicos durante a pandemia

Médicos do serviço de Ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) se debruçaram sobre os números de internações de pacientes ortopédicos e a mortalidade por Covid-19 durante a primeira fase da pandemia, de março de 2020 a maio de 2021. O estudo ‘Taxa de infecção e mortalidade por Covid-19 em pacientes ortopédicos operados em unidade hospitalar no Rio de Janeiro durante a pandemia’, escrito por Thiago Carminatti, João Gabriel Villardi, Marcelo Mandarino, Raphael Erthal, Raphael Serra Cruz e Alfredo Villardi, foi publicado na edição nº 194 dos Anais da Academia Nacional de Medicina.

“Fizemos esta análise dos dados referentes aos primeiros 15 meses da pandemia, quando houve uma diminuição drástica no número de cirurgias ortopédicas, visto que os procedimentos eletivos foram, em sua maioria, suspensos e apenas as consultas e cirurgias de emergência continuaram a ser realizadas”, comenta o chefe do nosso serviço de Ortopedia e um dos autores do estudo, Alfredo Villardi.

O levantamento aponta que naquele período houve um total de 339 internações ortopédicas, sendo 184 em caráter emergencial e 155 de modo eletivo. O tempo médio de internação foi de 3,68 dias. A principal causa de internação hospitalar de urgência foi a fratura do fêmur e os procedimentos eletivos mais realizados foram as cirurgias eletivas de joelho. “Neste grupo, tivemos dois casos de infecção por Covid-19 durante o período de internação. Um dos casos era proveniente de outra unidade de saúde e o paciente já foi transferido infectado. O outro paciente foi contaminado por um contactante familiar positivo que não respeitou as medidas de isolamento como uso de máscaras no quarto e nos corredores do hospital. Felizmente, em ambos os casos, os pacientes evoluíram bem para alta e não registramos mortalidade de pacientes ortopédicos por Covid-19 naquele período”, arremata Villardi.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo-RJ

Compartilhe

Você também pode gostar: