Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mater Dei é premiado no 2º Congresso Nacional de Hospitais Privados

O Hospital Mater Dei recebeu, mais uma vez, o prêmio de melhor trabalho científico na sessão pôster do 2º Congresso Nacional de Hospitais Privados, realizado pela ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) de 02 a 04 de outubro, em São Paulo.
Desta vez, o trabalho premiado avaliou a percepção da qualidade dos serviços do Hospital Mater Dei pela escala SERVQUAL. A escala usa cinco dimensões percebidas pelo cliente: confiabilidade (cumprimento de horários), aspectos tangíveis, presteza, segurança e empatia. “Utilizamos mais duas dimensões: comunicação e competência técnica, utilizados nos estudos iniciais dos autores. A escala é um comparativo da expectativa dos clientes com suas percepções”, explica Carolina Fernanda Bueno Vieira Pena, enfermeira da diretoria técnica do Mater Dei e coautora do trabalho junto com o Diretor técnico do Hospital, Sandro Chaves e a Vice-presidente assistencial Márcia Salvador Géo.
O principal objetivo do projeto é utilizar o método para orientar ações de melhoria na satisfação do cliente, identificando situações em que a expectativa não era atendida. “Estamos atuando de forma direcionada em todos os pontos que ficaram distantes da média geral. Assim, cada unidade pode desenvolver ações de melhoria de acordo com a sua realidade”, completa Caroline.
Foi utilizada a escala SERVQUAL adaptada em três questionários, com 9 a 15
perguntas. O questionário foi direcionado a pacientes internados oriundos do Pronto-socorro, pacientes do CTI, que também passaram pelo Pronto-socorro, e pacientes cirúrgicos. As respostas usaram escala de 1 a 5 (“discordo totalmente” a “concordo totalmente”). As entrevistas foram realizadas no primeiro semestre de 2012, com 504 pacientes. Os dados foram analisados comparando as médias das diferenças entre expectativas e percepções (score de qualidade).
O Hospital Mater Dei também recebeu menção honrosa pelo trabalho O envelhecimento e a reinternação hospitalar, de autoria de Roberta Stancioli Marinho Costa, coordenadora do setor de Economia da Saúde do Mater Dei, e de Marília Costa Corrêa, Gerente de Padronização e Garantia da Qualidade do Hospital. A pesquisa analisou os fatores que impactam na reinternação hospitalar dos idosos no Hospital Mater Dei.
No ano passado o Mater Dei foi premiado com o trabalho que desenvolveu uma estratégia gerencial para aumentar a adesão de cirurgiões do corpo clínico do Hospital no controle mais rigoroso no uso de antibióticos profiláticos em pacientes cirúrgicos. O trabalho teve resultado tão expressivo que conquistou o prêmio de melhor trabalho científico na categoria assistencial no 1º Congresso Nacional de Hospitais Privados.

O evento
O Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) é uma parceria da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) com a HOSPITALAR Feira + Fórum e tem como proposta deste ano debater um dos principais temas da pauta atual da Saúde: o envelhecimento populacional e as repercussões na atividade hospitalar e na gestão da assistência. Lideranças, pensadores e gestores do setor da saúde mundial participam do encontro.
 
Fonte: Hospital Mater Dei – 07.10.2013 
Compartilhe

Você também pode gostar: