Importância de informações acessíveis e confiáveis aos pacientes para o combate à Covid-19 é tema de discussão no Conahp

De maneira abrangente, o debate contou com as visões dos especialistas Eduardo Massad e o britânico Paul Bate

Em tempos de fake news, o debate sobre a importância de ter e de buscar informações confiáveis está cada vez mais frequente e necessário, ainda mais quando se trata da saúde. Em meio à maior crise sanitária do século, a Anahp trouxe para o segundo dia do Conahp o tema “O papel da informação no combate à pandemia”, em que se discutiu o valor da ciência e do acesso à informação, principalmente por parte do paciente, para evitar tragédias ainda maiores causadas pela Covid-19.

Mediada por Ary Ribeiro, CEO do Hospital Infantil Sabará, a mesa contou com a participação de Eduardo Massad, professor titular da Escola de Matemática Aplicada na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), que explicou o conjunto de informações necessário para compreender a dinâmica da pandemia e tentar projetar o futuro em curto prazo. A discussão também contou com Paul Bate, vice-presidente Babylon Health, que defendeu a democratização do acesso à saúde como principal bandeira.

Com amplo conhecimento técnico, Eduardo Massad explicou o comportamento do vírus, sua estratégia evolutiva e o impacto de fatores culturais na disseminação de zoonoses. Segundo o professor, houve outros tipos de coronavírus ao longo da história que permanecem entre nós, mas são responsáveis apenas por simples resfriados. “É provável que o Sars-CoV-2 obedeça a uma trajetória parecida”, disse o especialista, que reforçou a importância de confiarmos nas informações transmitidas e comprovadas pela ciência nesse momento.

Paul Bate completou o debate abordando a importância do autocuidado digital dos pacientes. “Acreditamos que é possível levar serviços de saúde acessíveis e de qualidade para as mãos de qualquer pessoa no planeta e contamos com inteligência artificial e machine learning para tornar isso real”. Para Bate, é a disseminação da informação de qualidade sobre saúde que dá consistência para esse objetivo e faz com que seja possível promover o cuidado sem intervenções clínicas desnecessárias.

O Conahp segue com plenárias e temas exclusivos até sexta-feira (20). As inscrições, que neste ano são totalmente gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo site www.conahp2020.com.br.

Compartilhe

Você também pode gostar: