Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital viValle alerta para os riscos da Osteoporose

20 de Outubro é Dia Mundial da Osteoporose. A doença afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil.
 
A Osteoporose é uma doença que não apresenta sintomas e que afeta os ossos do corpo tornando-os fracos (porosos) e mais suscetíveis a fraturas. Isso ocorre devido a um processo de descalcificação do osso, que vai fragilizando o tecido progressivamente.
Até os 25 anos aproximadamente, os ossos crescem e aumentam a sua densidade até os 35, quando começa o processo de perda óssea. Acometendo principalmente as mulheres, a doença também afeta os homens. Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), 10 milhões de pessoas são portadoras da doença no Brasil.
Além de fatores de risco como histórico familiar, sedentarismo, imobilizações prolongadas, medicamentos, doenças que afetam o metabolismo ósseo, alcoolismo e o fumo, é preciso saber que a menopausa, o envelhecimento natural e uma dieta pobre em cálcio podem influenciar no desenvolvimento da Osteoporose.
Alimentação – A dieta merece uma atenção especial. Desde a infância é preciso escolher alimentos que provenham cálcio, pois na fase de crescimento sua absorção é melhor, e com a idade mais avançada, o mineral é eliminado em maior quantidade e menos absorvido pelo organismo.
Alguns alimentos recomendados para o consumo diário são o leite integral, de soja ou de cabra; queijos; requeijão; iogurtes; sardinha e verduras como o espinafre, escarola, agrião e brócolis. Adicionado a uma alimentação equilibrada, a exposição à luz solar nos horários adequados – antes das 10h ou após as 15h – auxilia no metabolismo de enzimas que propiciam a absorção do cálcio.
Além da alimentação equilibrada, a prevenção da Osteoporose deve começar na infância e se manter com hábitos saudáveis por toda a vida:
•          Ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D;
•          Evitar o sedentarismo com uma rotina de exercidos regulares;
•          Evitar o consumo excessivo de álcool;
•          Evitar o tabagismo;
•          Não consumir em excesso sal ou cafeína;
•          Tomar sol 15 minutos ao dia – (antes das 10h ou após as 15h)
•          Evitar o sobrepeso e a obesidade;
•          Adotar medidas de segurança para evitar quedas e fraturas.

Fonte: Hospital viValle – 18.10.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: