Instituição é precursora no uso do equipamento em procedimentos neurológicos e ortopédicos no interior do RS
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Centro Cirúrgico Central e da Central de Material e Esterilização, da Unidade Matriz do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (HSVP-RS), participam de uma imersão sobre o uso da plataforma de neuronavegação cirúrgica Stealth Station™ S8, aplicada em cirurgias da coluna vertebral. A tecnologia inovadora é utilizada, há dois anos, em neurocirurgias e pela ortopedia.
Os neurocirurgiões Adroaldo Mallmann, Charles Carazzo, Rafael Annes e Werner Petry e os ortopedistas Diego Heredia, Igor Cechin e Luiz Gustavo Calieron vão realizar 11 procedimentos para correção de escoliose e cirurgias de artrodese de coluna, em pacientes com idades entre 16 e 81 anos, na Unidade Teixeira Soares. O equipamento de neuronavegação pode ser comparado a um sistema de GPS, pois orienta o cirurgião sobre a localização exata de lesões e patologias.
“O navegador S8 é uma ferramenta tecnológica que auxilia nas cirurgias da coluna vertebral. A partir de um exame de tomografia pré-operatória, realizamos a calibração do aparelho em pontos anatômicos específicos durante a cirurgia. Isso permite verificar, em tempo real, a posição dos instrumentos e implantes com precisão milimétrica, tornando o procedimento ainda mais seguro”, explicou o Dr. Igor Cechin.
No HSVP, o neuronavegador foi utilizado pela primeira vez em abril de 2023, durante a retirada de um tumor metastático que comprimia o sistema nervoso central. “A imersão visa aprimorar o uso do equipamento por meio da discussão de casos e treinamento de médicos e multiprofissionais. Entre as vantagens dos procedimentos guiados pelo navegador estão a redução do tempo cirúrgico e a menor exposição à radiação para pacientes e equipes”, destacou o diretor técnico médico, Dr. Adroaldo Mallmann.
Segundo Augusto Faria de Aguiar, enfermeiro coordenador da área cirúrgica do HSVP, as atividades imersivas no uso da neuronavegação beneficiam a todos. “Somos a instituição precursora do interior do Rio Grande do Sul a dispor de um neuronavegador de última geração. Por isso, estamos felizes em continuar evoluindo no manuseio da tecnologia, garantindo, assim, um procedimento cada vez mais seguro e de qualidade para os nossos pacientes”.
O instrutor da Medtronic, Jorge Patrício Zamora Araya, destacou os principais benefícios do StealthStation™ S8, como “a redução de complicações, menor tempo de internação hospitalar, a realização de procedimentos minimamente invasivos, um fluxo de trabalho rápido e seguro, planejamento pré-operatório com maior segurança e melhor precisão cirúrgica. Além disso, os treinamentos garantem que os profissionais de saúde estejam capacitados a oferecer tratamentos mais precisos e eficazes”.