Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Mateus de Cuiabá tem o primeiro pronto atendimento neurológico 24 horas de Mato Grosso

Com serviços exclusivos, o Hospital São Mateus, em Cuiabá (MT), é o primeiro do Estado a oferecer o serviço de Pronto-Atendimento Neurológico 24h. Inaugurado em março deste ano, o PA tem sido essencial para atender, principalmente, os pacientes com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) e que precisam de atendimento imediato.

O médico neurologista Raphael Diniz Ridolfi, que atua no Hospital São Mateus, em Cuiabá, explica que o tempo ideal para que seja administrada a medicação a esses pacientes é de até quatro horas e 30 minutos após os primeiros sintomas. Uma verdadeira corrida contra o tempo.

E pensando nessa necessidade de oferecer atendimento imediato, o hospital criou o serviço que conta com um neurologista plantonista e equipamentos com tecnologia de ponta para a realização de exames de imagens com agilidade e definir qual é o tipo de acidente vascular encefálico que o paciente sofreu e garantir o melhor tratamento.

Existem dois tipos de AVCs, o isquêmico e o hemorrágico. No primeiro caso, um coágulo forma uma obstrução no vaso sanguíneo cerebral, fazendo com que determinada parte do cérebro deixe de receber sangue. A segunda forma ocorre quando o vaso sanguíneo rompe”, explica o médico.

Principais sintomas
Ridolfi explica que entre os sintomas mais comuns no AVC isquêmico está o déficit focal súbito, que pode se apresentar com sintomas como a fraqueza em apenas um lado do corpo, alteração súbita da visão ou do equilíbrio, alteração na fala ou tontura.

Já no AVC hemorrágico os sintomas mais comuns são de cefaléia (dor de cabeça) intensa, muitas vezes referida como a pior que o paciente apresentou na vida e rebaixamento do nível de consciência, no entanto também podem existir sintomas parecidos com o do isquêmico apresentando déficit focal. “Por isso, o atendimento no PA 24h em neurologia será essencial para atender esse tipo de urgência e também outros problemas neurológicos, como epilepsia. Na medicina costumamos falar que ‘tempo é cérebro’ e quanto mais rápido for o atendimento, mais chances de reabilitação. Devemos lembrar que depois de 24h sem irrigação sanguínea, a parte do cérebro que foi afetada morre e as sequelas ficam irreversíveis”, define o médico.

Ridolfi explica que as sequelas podem ser as mesmas que se manifestaram como os sintomas iniciais do AVC, como a perda de movimentos em um lado do corpo, alteração visual ou da fala.

PA 24h em Neurologia
A diretora-geral do hospital, Marilda de Souza Venzel avalia que o fato do Hospital São Mateus ser o primeiro em Mato Grosso a prestar o serviço de PA Neurológico 24h demonstra atenção às necessidades dos pacientes. “O Hospital São Mateus conta com uma equipe médica, de enfermagem e técnica, além de uma estrutura completa para garantir que esse atendimento seja rápido, eficiente e traga o melhor resultado para o paciente”.

O hospital também conta com outro serviço de PA 24h que é o ortopédico, que foi inaugurado em janeiro deste ano, também com o propósito de garantir que os pacientes tenham acesso imediato a tratamentos para possíveis traumas sofridos em acidentes domésticos ou na rua.

Compartilhe

Você também pode gostar: