Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Camilo Pompeia recebe visita de especialista do maior banco de medula óssea do mundo

São Paulo, setembro de 2014 – O Hospital São Camilo Pompeia recebeu a visita de Tobias Riethmüller, representante do DKMS German Bone Marrow Donor Center, o maior banco de medula óssea do mundo. Fundada em 1991, na Alemanha, com o propósito de facilitar a doação de células-tronco para pacientes com doenças hematológicas, a DKMS possui um banco com mais de 4,6 milhões doadores registrados e, desde sua fundação, já intermediou mais de 43 mil doações de células-tronco ao redor do mundo, sendo 5.700 realizadas somente em 2013. Embora a organização seja mais atuante na Alemanha, onde possui mais de 3 milhões de doadores registrados, a DKMS também possui parcerias estratégicas com organizações nos Estados Unidos, Polônia, Reino Unido e Espanha.

A visita de Tobias Riethmüller teve como propósito estreitar relacionamento e obter feedback para a melhoria de programas utilizados na localização e captação de possíveis doadores para pacientes que aguardam por um transplante no Brasil. “Para nós é muito importante conhecer de perto como funciona o sistema de saúde dos países e das instituições com quem mantemos contato. Essas informações facilitam nossa cooperação e nos ajudam a desenvolver e aprimorar programas”, afirma o representante. Por duas vezes, a Unidade São Camilo já recorreu, com sucesso, ao banco de células-tronco da DKMS, após localizar doadores compatíveis para o transplante, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), órgão integrado a um sistema internacional para busca ativa de células-tronco.

O Hospital São Camilo Pompeia é um dos 29 centros completos do Brasil autorizados pelo Ministério da Saúde a realizar todos os tipos de transplantes de medula óssea: autólogo, alogênico aparentado e alogênico não-aparentado. Para tanto, conta com equipes multidisciplinares especializadas e um andar com 20 leitos reversíveis para UTI dedicados exclusivamente ao atendimento dos pacientes onco-hematológicos, além do apoio de um serviço de hemoterapia certificado pela American Association of Blood Bank (AABB). Somente nos últimos três anos, mais de 150 transplantes já foram realizados no Hospital.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em 69 especialidades, oferece ao todo 687 leitos e um quadro clínico de mais de 3 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Fonte: Hospital São Camilo Pompeia  – 05.09.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: