Dor e chiado no peito, tosse persistente, falta de ar e sensação de cansaço, a asma é uma doença crônica que pode se manifestar com diferentes intensidades e atinge as vias respiratórias, sobretudo os brônquios, fazendo com que fiquem inflamados, inchados e com muco ou secreção. Por consequência, impede a entrega de oxigênio necessária durante crises.
Os números são alarmantes. De acordo com dados oficiais, a asma é responsável por 140 mil internações todos os anos. “A exposição a agentes irritantes pode provocar reações imediatas no asmático”, afirma Jorge Ardila, médico especializado em pneumologia.
O controle da asma por meio de uma combinação de medicamentos e melhores condições ambientais pode ajudar significativamente a controlar a doença.
Para ajudar os pacientes enfrentarem essa doença, o Hospital Santa Izabel (HSI) implantou um programa que tem se mostrado bem-sucedido em reduzir significativamente a necessidade de atendimentos de emergência e praticamente eliminar pernoites hospitalares.
Na Clínica Santa Izabel/Unidade Álvaro Lemos, que funciona no bairro de Ondina, ofertamos um estruturado Programa de acompanhamento e tratamento oportuno de pessoas com asma. A partir da necessidade de cada paciente, a equipe multidisciplinar especializada da unidade define a melhor abordagem e o acompanhamento efetivo do paciente.
Fonte: Hospital Santa Izabel