Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Izabel conquista certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Após meses de investimentos e esforços para a elaboração de protocolos, mudanças de processos e rotinas, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia tem a honra e satisfação de informar que o Hospital Santa Izabel (HSI) conquistou o título de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2.

A metodologia foi a da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que, dentre outros aspectos, prioriza a segurança do paciente o gerenciamento de risco e da rotina e os indicadores de qualidade e de desempenho.

A acreditação hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade voltada para os serviços de saúde. Tem como objetivos melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente livre de riscos para todos que circulam no hospital.

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, por meio do Hospital Santa Izabel, agradece imensamente o empenho de todos que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso desta iniciativa. Ela reconhece e valoriza o compromisso da instituição na prestação de serviços qualificados e seguros, frutos de um trabalho focado na pluralidade do conhecimento por meio da assistência transdisciplinar.

“Os desafios continuam. A certeza de que serão vencidos, também”, afirma o Provedor Roberto Sá Menezes, para quem essa conquista reforça a excelência na qualidade e segurança dos procedimentos assistenciais, do atendimento humanizado, da capacitação da equipe multidisciplinar e dos constantes investimentos realizados em processos e infraestrutura.

Segurança do paciente – O Superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, também ressalta a importância dessa conquista e destaca que o projeto de certificação de qualidade através da acreditação hospitalar auxilia na correção de distorções nos processos assistenciais, elucida de forma intensa a importância da segurança do paciente e dos colaboradores, considerando que uma unidade hospitalar é um ambiente muito suscetível à riscos à saúde das pessoas que o frequenta.

O resultado alcançado, de acordo com Diretor Técnico-Assistencial do HSI, Ricardo Madureira, foi fruto de um trabalho construído em parceria com todas as áreas, que passaram a entender a importância e o valor do trabalho como um time. A diretora Administrativa, Mônica Bezerra, acrescenta que é a consolidação de todas ações tomadas pelo HSI, nos últimos anos, na busca pela qualidade da assistência. “Os setores foram interligados – desde o atendimento até os processos mais complexos – tendo como centro o paciente.”, completou.

A Gerente da Qualidade do HSI, Camila Cumming, também reforça algumas vantagens da acreditação: amplia a segurança dos usuários na escolha e utilização dos serviços; busca maior eficiência e efetividade no atendimento com a racionalização dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos; foca no desempenho da organização por meio de uma abordagem centrada no processo do cuidado com o paciente e utiliza os providencias cientificas de excelência do atendimento à saúde para reorganizar suas práticas e diminuir riscos para pacientes, profissionais e colaboradores. Outra vantagem é a introdução da Gestão da Qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento.

Fonte:  Hospital Santa Izabel – 31.10.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: