Uso da tecnologia tem permitido aos cirurgiões alcançarem excelente desempenho no tratamento e recuperação de pacientes
Pioneiro ao trazer o robô para auxílio da prática médica na Bahia, o Santa Izabel (HSI) completou um marco importante em sua história ao celebrar seis anos de funcionamento do Programa de Cirurgia Robótica do hospital, que já contabiliza 3.020 procedimentos realizados com resultados promissores em termos de tempo de internação e recuperação sem intercorrência. Estas marcas alcançadas pelo Santa Izabel fortalecem o avanço na oferta de cuidados cirúrgicos minimamente invasivos, seguros e altamente qualificados.
O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a oferecer a plataforma robótica cirúrgica e registrou outro pioneirismo ao se tornar o primeiro hospital do Norte e Nordeste a ter dois robôs para auxiliar em cirurgias. “Nosso compromisso com o investimento contínuo em novas tecnologias contribui para que nossas equipes assistenciais ofertem os melhores e mais seguros resultados para os nossos pacientes”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia
Ele destaca ainda que o alto desempenho das equipes profissionais, somado a uma estrutura hospitalar completa, contribui para que a plataforma robótica se destaque em meio ao atualizado arsenal tecnológico do hospital, auxiliando cirurgiões em intervenções minuciosas e precisas. A cirurgia assistida por robô oferta aos pacientes uma alternativa cirúrgica que normalmente inclui incisões menores, estadias hospitalares mais curtas, menos dor pós-operatória e um retorno mais rápido à função normal.
Atualmente, o Hospital Santa Izabel, onde toda a equipe multidisciplinar é devidamente preparada e atua com agilidade e eficiência para garantir excelentes resultados, realiza cerca de 70 cirurgias por mês. Os pacientes que fizeram cirurgia robótica estão tendo excelente recuperação. A plataforma robótica tem sido utilizada em cirurgias oncológicas, torácicas, urológicas, do aparelho digestivo, ginecológicas e de cabeça e pescoço, dentre outras.
Expansão, reconhecimento e otimização do cuidado – O uso de robôs durante a cirurgia, afirma o cirurgião Jorge Matheus Campos, responsável pelo Programa Cirurgia Robótica do HSI, está permitindo agora operações cada vez mais complexas que seriam impossíveis com outras abordagens. “A robótica é um universo em expansão, onde o Santa Izabel compartilha conhecimentos que beneficiam os pacientes, agregam valor aos profissionais e ajudam a impulsionar o desenvolvimento do setor de saúde”, disse o especialista. As operações com uso de robô impactam positivamente também em uma busca maior por capacitação e na produção científica, com a apresentação de trabalhos em congressos e iniciativas voltadas para o processo de atualização profissional contínua de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Fonte: Hospital Santa Izabel