Ressonância cardíaca fetal, um procedimento de alta complexidade, é feita sem sedação da mãe e sem contraste
O Núcleo de Cardiologia e o Centro de Medicina Fetal do Hospital Samaritano acabam de realizar a primeira ressonância cardíaca fetal da instituição. O exame, considerado de alta complexidade, busca diagnosticar doenças do coração em fetos quando há alguma dúvida no resultado do ecocardiograma fetal ou necessidade de complementação para definição diagnóstica ou decisão terapêutica.
De acordo com o Coordenador do Núcleo de Cardiologia, Dr. Roberto Cury, o procedimento não apresenta risco algum à gestante. “O exame é feito sem sedação, sem radiação ionizante e pode ser solicitado após 26 semanas de gestação”, afirma Cury.
O resultado pode elucidar a presença da cardiopatia congênita complexa fetal, doença que pode trazer complicações graves ao bebê imediatamente após o parto. “Nesses casos, com a ressonância cardíaca é possível avaliar esse diagnóstico, definir o tratamento e precisar ainda sobre a necessidade de intervenção intra-útero ou imediatamente após o nascimento”, revela o cardiologista.
O Hospital Samaritano de São Paulo conta com uma equipe de cardiologistas altamente capacitados 24 horas, de segunda a segunda, inclusive no Pronto Atendimento, para a realização de exames de Ressonância Cardíaca e Angiotomografia de artérias coronárias.
Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo
Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completa 120 anos de atividades em 2014.
Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.
É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.
O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com ¬16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade.
Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.
Fonte: Hospital Samaritano – 06.11.2014