Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Samaritano oferece exame menos invasivo para câncer no pulmão e mediastino

O Hospital Samaritano de São Paulo passa a oferecer um procedimento menos invasivo para tumores no pulmão e no mediastino, a Ecobroncoscopia (EBUS). Trata-se de um exame endoscópico, que une os métodos de endoscopia e de ultrassonografia, realizado através da traqueia e dos brônquios.
O especialista do Serviço de Endoscopia do Hospital Samaritano de São Paulo, Lúcio Rossini, explica que o procedimento possibilita o diagnóstico de pequenas lesões localizadas no mediastino de forma mais precisa que a tomografia, melhorando a definição do estágio da doença e ajudando na escolha do melhor tipo de tratamento para o paciente.
Rossini lembra que o tratamento dos tumores depende do estágio da doença no momento do diagnóstico e do tipo de doença do paciente – histologia da lesão determinada através de biópsias ou de retirada do tumor. O estágio dos tumores do pulmão e do mediastino é inicialmente definido através de exames de imagem como o RX, broncoscopia e tomografia. “O EBUS permite um diagnóstico mais preciso e minimamente invasivo destas lesões, chegando, muitas vezes a evitar cirurgias desnecessárias”, afirma.
O EBUS tem grande utilidade quando exames de imagem, como a tomografia, surpreendem tumores localizados no mediastino que não têm diagnóstico do tipo de lesão. “Nestas situações, eram indicados procedimentos cirúrgicos mais invasivos. O novo exame permite evitar a maioria destes procedimentos com taxas de diagnóstico equivalentes, diminuindo riscos, custos e sofrimento do paciente”, destaca Rossini.
Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo
Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completa 120 anos de atividades em 2014.
Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.
É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento.  Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.
O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com ¬16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade.
Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.

Fonte: Hospital Samaritano – 01.07.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: