Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Samaritano de São Paulo aprimora cardápio com consultoria do Chef Laurent Suaudeau

Instituição apresenta novo cardápio para pacientes com mais de 40 opções, depois de treinamento com um dos mais renomados chefs do País
Para aprimorar as técnicas culinárias utilizadas na cozinha, intensificar o sabor das preparações oferecidas aos pacientes e descaracterizar a comida hospitalar, tida muitas vezes como uma dieta sem gosto, o Hospital Samaritano de São Paulo contratou a consultoria do Chef Laurent Suaudeau, um dos mais renomados chefs de cozinha no País, que destaca-se pela delicadeza, sabor e textura de seus pratos, preparados a partir da mistura da clássica cozinha francesa com ingredientes típicos brasileiros. 
A iniciativa teve como objetivo atualizar os profissionais do Serviço de Gastronomia e Nutrição nas novas técnicas de gastronomia, trazendo o que há de inovação no mercado. Chefes, cozinheiros, nutricionistas e confeiteiros do Samaritano participaram de aulas com a equipe do Chef Laurent, tanto no hospital como na Escola de Arte Culinária Laurent.
O treinamento incluiu “Bases de cozinha”, técnicas de gastronomia que dão sabor aos alimentos e são essenciais para o sucesso das preparações. As bases são líquidos feitos a partir de carnes vermelhas, aves, peixes ou legumes, que além de sabor, agregam aroma e valor nutritivo às preparações. Depois, houve o treinamento para montar um novo cardápio, com mais de 40 opções, que está sendo implantado no Hospital Samaritano neste mês de abril. Como exemplos desse cardápio, foram incluídas opções como carnes exóticas – cordeiro, javali e ossobuco de vitelo; Paella Vegetariana; Brandade de Bacalhau; consommes aromáticos para dieta líquida; tortelanes para dieta pastosa; entre outros.
“O grande desafio para compor o cardápio foi adaptar as técnicas e receitas do Chef Laurent para uma cozinha hospitalar, em que dietas devem ser respeitadas, e encontrar alternativas para manter o aroma e sabor dos pratos. Foi um privilégio sermos treinados por um chef de renome internacional, além de desenvolvermos o cardápio em parceria com esse grande mestre da gastronomia”, afirma a nutricionista coordenadora do Serviço de Gastronomia e Nutrição, Larissa Lins.
Para o Chef Laurent Suaudeau, a experiência inédita de trabalhar com gastronomia hospitalar foi muito satisfatória. “Multiplicar meu conhecimento visando ajudar pessoas que estão em um momento delicado é extraordinário. Fazer parte deste treinamento foi um dos grandes momentos da minha vida profissional”, afirma.

Sobre o Chef Laurent Suaudeau
Nascido em Cholet, na França, Laurent  Suaudeau começou o aprendizado aos 15 anos, em um restaurante administrado pelo chef Yvon Garnier. Continuou os estudos em uma escola técnica de culinária, onde conheceu outro mestre Jean Guerin, que lhe abriu as portas do mundo da alta gastronomia. Por indicação de Guerin, foi chamado para trabalhar com o renomado chef Michel Guerard, dono do Les Pres et lês Sources e do L’Oustau de Beaumanière, na Provence. Assim, aos 17 anos Laurent era o mais jovem integrante da brigada de Guerad, que naquele ano conquistou a terceira estrela no Guide Michelin. Depois de passar ainda pelo restaurante Le Chapon Fin, de Jean Ramet, em Bordeaux, completou sua formação com o chef Paul Bocuse, no seu famoso restaurante em Collonges-au-Mont-d’Or, perto de Lyon. O mestre reconheceu o talento do jovem Laurent e convidou-o em dezembro de 1979 para outro desafio: chefiar a cozinha do Le Saint-Honoré, no Hotel Méridien, no Rio de Janeiro. Ele chegou ao Brasil no início de 1980, com apenas 23 anos.
Começou aí uma nova etapa na vida de Laurent Suaudeau. Em 1986, abriu seu próprio restaurante, o “Laurent”, logo depois considerado o melhor restaurante do Rio. Mereceu ainda a cotação máxima no Guia Quatro Rodas. Em 1991 o chef mudou-se para São Paulo, onde conduziu até 2000,  a cozinha de seu novo restaurante “Laurent”. O restaurante Laurent sempre teve a cotação máxima no prestigiado guia Quatro Rodas e no ranking da Revista Veja.
Em 2000, fundou em São Paulo a Escola das Artes Culinárias Laurent. Hoje a EAC é vista como um ícone do aprendizado técnico na área da culinária. Junto à escola  funciona o Espaço Cultural Laurent, destinado a eventos sociais e corporativos de grande sucesso. A Vipiteno Gelato e Caffe ganhadora de vários prêmios como a de melhor sorveteria de São Paulo é de propriedade do Chef Laurent.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo
Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completa 120 anos de atividades em 2014.
Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.
É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento.  Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.
O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com ¬16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade.
Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.
Fonte: Hospital Samaritano – 01.04.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: