O Hospital Samaritano Botafogo, da rede Americas no Rio de Janeiro, acaba de receber a 2ª reacreditação pela Joint Commission International (JCI), a mais importante entidade avaliadora de instituições de saúde do mundo. Desde 2016, a unidade recebe o selo, que tem validade por três anos e certifica os serviços prestados em assistência médico-hospitalar, bem como os protocolos e métodos de segurança adotados na rotina da unidade.
A JCI atesta o alto padrão de atendimento à saúde e excelência da gestão hospitalar. Trata-se de um processo contínuo de acreditação, reconhecido internacionalmente, considerado um programa de educação para o corpo clínico e todas as equipes da instituição, porque abrange o serviço em sua integralidade.
“A notícia só nos comprova o empenho dos nossos times de profissionais em manter os indicadores de qualidade e segurança do paciente, que seguem a rigorosos critérios pautados no mais alto padrão hospitalar. Trata-se da chancela de total conformidade do serviço com processos e práticas alinhadas às mais severas normas internacionais na atenção e assistência à saúde”, explica o diretor-executivo da unidade, Ricardo Periard.
Recertificação do Programa Clínico de Diabetes Mellitos
O Hospital Samaritano Botafogo também recebeu a recertificação do seu Programa Clínico de Diabetes Mellitus, voltado para os pacientes portadores da doença internados e assistidos na unidade. A primeira certificação foi no ano de 2019 e, agora, o Samaritano foi avaliado, outra vez, nos protocolos de segurança voltados especificamente para os casos que envolvem o problema. “Nosso programa clínico foi validado como de excelência em todas as etapas que envolvem o cuidado aos portadores de diabetes, doença que exige atenção redobrada no controle glicêmico de nossos pacientes internados”, observa.
Com 70 anos de tradição no atendimento clínico e, em especial, aos cuidados nas áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia, entre outras áreas, a instituição é referência em alta complexidade no Rio de Janeiro.
Fonte: Hospital Samaritano Botafogo