Evento antecipou programação da X Jornada Baiana de Urologia, promovida pela SBU-BA
O Hospital Português (HP) da Bahia foi o escolhido para sediar duas cirurgias com transmissão ao vivo, durante o Curso Pré-Jornada: avanços tecnológicos com o Laser Thilio YAG Pulsado e os benefícios clínicos em Litíase Urinária e Enucleação Prostática, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Bahia, no dia 24 de outubro. Os procedimentos antecipam a programação da décima edição da Jornada Baiana de Urologia, nos dias 25 e 26 de outubro, em Salvador, e foram conduzidos pelo renomado urologista chileno Dr. Juan Fulla, professor assistente de Urologia na Universidade do Chile, considerado uma das maiores referências na América Latina no uso da técnica Holep.
Ambos os procedimento foram transmitidos em tempo real do centro cirúrgico do HP para o auditório do Hospital, onde cerca de 40 especialistas inscritos na jornada acompanharam o emprego da tecnologia avançada em dois pacientes, com o objetivo de tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e do cálculo renal. Para o médico urologista do HP e organizador do curso, Dr. Paulo Furtado, o evento proporciona uma oportunidade singular para a atualização dos profissionais da área. “Trazer esse curso para o Hospital Português como parte da Jornada Baiana de Urologia e com palestrantes de destaque internacional, é uma experiência enriquecedora para todos os participantes”, destaca o especialista.
A técnica Holep oferece inúmeros benefícios para pacientes e cirurgiões, permitindo tratar próstatas de qualquer tamanho, de maneira minimamente invasiva e mais segura. A realização de procedimentos sem cortes garante também a redução expressiva dos riscos de sangramento, do tempo de hospitalização e de infecção no pós-operatório, proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente. Outras vantagens do método são a cauterização instantânea e a possibilidade de retirar todo o tecido que provoca a obstrução da uretra, dificultando a chance de recidiva. “Intervenções livres de sangramentos facilitam a visualização do campo cirúrgico e a cauterização instantânea auxilia a qualidade da cirurgia. Além disso, o método favorece uma desospitalização mais rápida do paciente. Esses fatores tornam a eficácia do laser Holep muito superior ao método tradicional”, finaliza Dr. Paulo Furtado.
Fonte: Hospital Português