Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento tem trabalho científico premiado em congresso na Holanda

Evento realizado nesta segunda e terça-feira (21 e 22) debateu a ação global para uma melhoria significativa dos resultados de saúde dos pacientes

O Hospital Moinhos de Vento foi o grande vencedor do prêmio “ICHOM-NEJM Catalyst implementation prize 2024”, com o estudo apresentado no International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM), que ocorreu nesta segunda e terça-feira (21 e 22), em Amsterdã, na Holanda. O estudo foi coordenado pelo Escritório de Gestão de Prática Clínica do Hospital Moinhos de Vento e visa avaliar, na ótica do paciente, qual foi o resultado prático do tratamento recebido, com foco em qualidade de vida e em desfechos que importam para o paciente.

Com a premiação recebida nesta terça-feira (22), o trabalho recebe o convite para publicação na renomada revista científica The New England Journal of Medicine. A metodologia ICHOM avalia qualidade de vida e desfechos que importam aos pacientes após o diagnóstico de determinadas patologias, do momento da alta hospitalar até vários anos após o tratamento. A partir de indicadores padronizados, é possível medir os desfechos clínicos e promover melhorias contínuas no cuidado centrado na população. O projeto do Moinhos de Vento concorreu com outras quatro iniciativas internacionais e foi o único da América Latina a concorrer.

O programa iniciou no Hospital Moinhos de Vento em 2015, com o monitoramento de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na época, o hospital Moinhos de Vento foi pioneiro na América Latina, apresentando selecionado para ajudar na criação dos mecanismos de avaliação dos pacientes, que buscam padronizar a medição de resultados de diversas patologias.

Em 2016, o Moinhos de Vento implementou um projeto piloto de seguimento pós-alta, instituindo o programa de avaliação Desfechos Clínicos da ANAHP. Desde então, o hospital vem ampliando as linhas de cuidado, incluindo pacientes com insuficiência cardíaca, câncer de mama, câncer de próstata e câncer colorretal, COVID-19, osteoartrite de quadril e joelho, bem como internados na UTI Neonatal. Até o momento, já foram incluídos mais de 11 mil pacientes no seguimento pós-alta, com foco na avaliação da qualidade de vida.

O conceito de saúde baseado em valor prioriza a entrega de resultados positivos para o paciente, promovendo uma análise comparativa entre as instituições nacionais e internacionais, em busca do melhor resultado clínico com menor custo. “O seguimento dos pacientes com ênfase nos desfechos de qualidade de vida reforça o comprometimento do Hospital Moinhos de Vento não apenas com os melhores resultados clínicos, mas também com a satisfação e a experiência do paciente”, ressalta o superintendente médico Luiz Antônio Nasi.

O Congresso do ICHOM contou com a submissão de mais de 250 estudos, entre os cinco finalistas, o estudo apresentado pelo Hospital Moinhos de Vento foi o único da América Latina. A iniciativa de valor em saúde da instituição foi premiada como sendo a melhor apresentada no congresso, conforme avaliação dos editores chefes do New England Journal of Medicine, da Harvard Medical School.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Compartilhe

Você também pode gostar: