Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento recebe certificação internacional pela quinta vez

A reacreditação foi concedida pela Joint Commission International (JCI)

O Hospital Moinhos de Vento recebeu o certificado de Acreditação Internacional concedido pela Joint Commission International (JCI) – mais importante órgão certificador da área de saúde no mundo – e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo da JCI no Brasil. Além de ser o primeiro Hospital da Região Sul e o segundo do país a receber a acreditação da JCI por cinco vezes consecutivas (2002, 2005, 2008, 2011 e 2014), o Moinhos também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis Hospitais de Excelência do País.

A Acreditação consiste num sistema de avaliação externa, solicitado voluntariamente pelo Hospital, e tem por objetivo verificar o cumprimento de um conjunto de padrões médico-assistenciais e de processos administrativos, visando a qualidade e segurança da assistência prestada, com base no princípio de que hospitais devem ser locais seguros para a prática profissional e para o cuidado dos pacientes.

Todas as áreas do Hospital são envolvidas no processo de avaliação. Segundo a Gerente de Qualidade e Segurança do Hospital Moinhos de Vento, Karina Paris, “o uso de padrões de excelência nos processos de cuidado e administrativos da instituição já estão internalizados e fazem parte da rotina das equipes”.

As sucessivas acreditações conquistadas pela Instituição representam a constante busca da qualidade, uma cultura que faz parte da história e do pioneirismo de quem foi o segundo hospital do Brasil e o primeiro da região Sul a investir neste processo de qualificação. “Para o Hospital Moinhos de Vento, o selo da JCI representa mais do que uma meta a ser atingida. Ao trabalharmos continuamente na evolução de padrões de excelências nas áreas médica, assistencial e de gestão, valorizamos ainda mais a nossa missão: cuidar de vidas afirmando nosso compromisso com a qualidade médico-assistencial e a segurança do paciente”, afirma o Superintendente Executivo do Hospital, Fernando Andreatta Torelly.

A Joint Commission International é líder mundial em certificação de organizações da saúde. Com sede nos EUA, esta organização não governamental atua há mais de 50 anos com o objetivo de criar uma cultura de segurança e qualidade no cuidado ao paciente. Hoje, são cerca de 681 instituições acreditadas em mais de 40 países. A informação e a experiência obtidas na avaliação das organizações são utilizadas para atualizar os princípios da acreditação periodicamente, o que garante seu alinhamento com as mais elevadas técnicas e procedimentos de itens como protocolos de tratamento e procedimentos, infraestrutura hospitalar, controle de infecções e manutenção de equipamentos.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 23.10.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: