Evento reunirá profissionais da saúde para debater avanços, desafios e o papel estratégico da CME na segurança do paciente
A maioria dos materiais utilizados em um hospital passa por algum processo realizado pela Central de Materiais e Esterilização (CME) — setor que atua nos bastidores, mas tem impacto direto na segurança e na qualidade da assistência prestada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o reprocessamento adequado desses materiais é fundamental para a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) — apesar das infecções hospitalares serem multifatoriais, o processamento inadequado de instrumentais pode ser um dos fatores dessa recorrência. Somente no Brasil, segundo a Associação Médica Brasileira, essas infecções são responsáveis por mais de 45 mil mortes por ano.
Reconhecendo essa relevância, e no mês em que se celebra o Dia Internacional da Ciência da Esterilização, o Hospital Moinhos de Vento promove o I Simpósio de Enfermagem em Central de Materiais e Esterilização (CME), no dia 24 de abril. A iniciativa visa contribuir com o fortalecimento do conhecimento técnico e científico, promovendo a valorização dessa área estratégica dentro dos hospitais, com foco em atualização, troca de experiências e boas práticas.
Com o tema “Harmonizando Ciência e Inovação: a Central de Materiais e Esterilização no Coração do Hospital”, o simpósio traz à tona o papel essencial da CME na eficiência dos processos, na sustentabilidade institucional e na segurança do paciente. O evento contará com a participação de profissionais renomados das áreas assistencial, cirúrgica, educacional e de controle de infecção hospitalar.
“O simpósio foi idealizado como uma forma de dar visibilidade e fomentar a valorização da CME como protagonista na jornada do paciente, promovendo uma cultura de segurança baseada em ciência, tecnologia, boas práticas e valorização profissional”, destaca a coordenadora assistencial da Central de Materiais e Esterilização do Hospital Moinhos de Vento, Renata Artioli.
A programação inclui mesas-redondas, palestras técnicas, debates sobre sustentabilidade, inovação e gestão de processos, além de reflexões sobre o papel do enfermeiro na CME e sua conexão com as demais equipes do cuidado.
Serviço
I Simpósio de Enfermagem em Central de Materiais e Esterilização
Data: 24 de abril
Horário: das 8h30 às 18h15
Formato: Híbrido
Inscrições: pelo site
Evento com certificado de participação
Fonte: Hospital Moinhos de Vento