Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Mater Dei Contorno começa a funcionar em 1º de junho

Com a chegada da nova unidade, nasce a Rede Mater Dei de Saúde
O Hospital Mater Dei Contorno começa a funcionar no dia 1º de junho (domingo) e a população precisa ficar atenta a alguns detalhes importantes sobre o atendimento na nova unidade que, junto com o Mater Dei Santo Agostinho, formará a Rede Mater Dei de Saúde. O lançamento do Hospital será na abertura do V Seminário de Gestão em Saúde, no dia 31 de maio, às 9h, no Centro de Convenções da Unidade Mater Dei Santo Agostinho (Rua Gonçalves Dias, 2.700).
O Pronto-socorro do Mater Dei Contorno funcionará com um conceito diferenciado de pronto atendimento, por fluxo e por gravidade do quadro, que fará com que o paciente tenha o primeiro contato com o médico de forma mais rápida. Os atendimentos de urgência pediátricos da Rede Mater Dei de Saúde serão feitos exclusivamente no Mater Dei Contorno, em cumprimento à Lei Municipal nº 10.603/13. 
Apenas no Mater Dei Santo Agostinho serão feitos os atendimentos a mulheres grávidas em Pronto-socorro e internação para parto, portanto, somente nesta unidade haverá ginecologistas e obstetras de plantão.
O Hospital começará a funcionar gradativamente de acordo com a demanda. Junto com o Pronto-socorro, funcionarão nesta primeira fase dois andares de internação (com 32 apartamentos cada), 10 das 21 salas de cirurgia, 21 dos 73 leitos de CTI e um moderno Centro de Material Esterilizado (CME).
Com 65 mil m2 de área construída, 22 pavimentos, 2 subsolos e um heliporto, o Hospital gerará inicialmente mais de 500 postos de trabalhos diretos, com vínculo CLT. Em sua capacidade total, esse número chegará a 3000 colaboradores. Em relação à equipe médica, o Mater Dei Contorno conta com mais de 3000 médicos cadastrados e aptos a atuarem no Hospital. Grande esforço foi direcionado para formação de pessoas, através de capacitações específicas que estão sendo feitas há mais de dois anos, para garantir a formação de equipes coesas e adaptadas à cultura da Rede Mater Dei de Saúde.
Com a redução de 12% do número de leitos privados no País, entre os anos de 2007 a 2012, a Rede Mater Dei de Saúde cumprirá um importante papel na saúde suplementar de Minas Gerais.
Aliado à qualidade ímpar dos profissionais, a tecnologia será um dos principais destaques da unidade. No Centro Cirúrgico, haverá uma sala híbrida e uma moderna sala robótica, de onde poderão ser transmitidas cirurgias para qualquer lugar do mundo. Avançados aparelhos de Tomografia, Ressonância Magnética, PET/CT, Ultrassom, Ecocardiógrafos, Raio X e Laboratório estarão apoiando as equipes clínicas no atendimento.
Localizado em uma das principais vias da cidade, a Av. do Contorno, e com acesso a três outras vias (Rua Gonçalves Dias, Rua Uberaba e Rua Alvarenga Peixoto), o paciente ainda será atendido em um ambiente humanizado e arborizado: o projeto arquitetônico preservou ao máximo a flora local. O Mater Dei Contorno terá a mesma filosofia de atendimento que norteia a história do Mater Dei há 34 anos.
Veja como fica o Atendimento de Pronto-socorro na Rede Mater Dei de Saúde
O Hospital Mater Dei é referência em Belo Horizonte. Uma cidade que cresce em ritmo acelerado e, com ela, os desafios do setor da saúde, especialmente no atendimento de urgência e emergência. E é nesse momento que o Mater Dei inaugura uma nova fase: com a chegada do Mater Dei Contorno, nasce a Rede Mater Dei de Saúde. Juntas, a Unidade Mater Dei Contorno e a Unidade Mater Dei Santo Agostinho possibilitarão aos clientes mais leitos, alta tecnologia e equipamentos modernos com a mesma assistência de qualidade que os clientes já conhecem. O Pronto-socorro da Unidade Contorno terá times de equipes médicas e complementará o atendimento da Unidade Santo Agostinho, (que mantém a característica de urgência em multiespecialidades) para que o cliente possa escolher aquele que mais atender às suas necessidades.

SAIBA AS DIFERENÇAS
UNIDADE MATER DEI SANTO AGOSTINHO
Pronto-socorro de MULTIESPECIALIDADES
Com capacidade para atender até 1 mil pacientes por dia, o Pronto-socorro do Mater Dei Santo Agostinho oferece atendimento de urgência e emergência, por 24h, de acordo com classificação de risco, em 9 especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Geriátrica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Urologia. Além dessas, há atendimentos em tempo parcial de Angiologia (Cirurgia Vascular), Cirurgia de Mão, Neurologia (das 7h30 às 23h30) e Oftalmologia (das 7h30 às 21h30).
Pacientes grávidas serão atendidas exclusivamente na Unidade Santo Agostinho.
 
UNIDADE MATER DEI CONTORNO
Pronto-socorro ADULTO E PEDIÁTRICO
Com área de mais de 4 mil m² e capacidade para atender até 114 pacientes de forma simultânea, o Pronto-socorro da Unidade Contorno vai oferecer acesso diferenciado. Projetado com uma estrutura ampla e inteligente, que gera mais acolhimento, e um sistema de fluxo de pacientes que vai proporcionar mais conforto, agilidade e segurança para o atendimento.
Além disso, o pronto-socorro seguirá um modelo inovador.
Um sistema com áreas de atendimento diferentes para cada tipo de classificação de risco: Verde, Amarelo e Vermelho. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes até a chegada ao médico.
 
Pacientes Classificação Verde (menor gravidade).
Terão uma área de atendimento exclusiva, com suporte de medicação e diagnóstico, atendidos por médicos dedicados a eles. Assim, o tempo da entrada até o médico é menor, e não haverá concorrência com pacientes mais graves.
 
Pacientes Classificação Amarela (gravidade maior) e Vermelha (risco de morte).
Também terão uma área separada, ampla, com atendimento imediato por equipes médicas e de enfermagem com alta resolutividade, apoiados por recursos mais intensivos, como farmácia satélite, laboratório completo de urgência e tomografia. Isso tudo sem concorrer com o atendimento dos pacientes “Verdes” ou dos pacientes ortopédicos, que serão dirigidos à chamada “Área Branca”.
                               
Serviços de Diagnóstico no mesmo andar.
Para evitar o deslocamento dos pacientes, o pronto-socorro será equipado com Radiografia digital, Ultrassonografia, Ecodoppler, Tomografia de 128 canais com baixa dose de radiação e um Laboratório de análises clínicas.
Especialidades 24 horas.
Clínica Médica, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Trauma Bucomaxilofacial.
IMPORTANTE: A PARTIR DE 1º DE JUNHO, O ATENDIMENTO DO PRONTO-SOCORRO PEDIÁTRICO SERÁ FEITO EXCLUSIVAMENTE NA UNIDADE MATER DEI CONTORNO, EM CUMPRIMENTO À LEI MUNICIPAL Nº 10.630/13.
Para saber mais sobre a Rede Mater Dei de Saúde e o Mater Dei Contorno acesse: www.materdei.com.br 
Fonte: Hospital Mater Dei – 26.05.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: