Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Marcelino Champagnat orienta sobre o AVC

Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de incapacitação física e mental no Brasil. Para evitar sequelas e conseguir tratamento mais efetivo, pacientes precisam ser atendidos em até quatro horas e meia

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no Brasil, de acordo com os dados mais recentes do DATASUS (órgão ligado ao Sistema Único de Saúde responsável por coletar, processar e disseminar informações sobre saúde no país) e a principal causa de incapacitação física e mental. O AVC possui uma janela terapêutica de quatro horas e meia entre o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas e o início da medicação para um tratamento mais efetivo. Por este motivo é fundamental que a população conheça a doença e procure ajuda especializada.
Cada vez mais os hospitais investem em infraestrutura e equipes especializadas na linha de frente de atendimento, em alas de Urgência e Emergência. Em agosto, o Hospital Marcelino Champagnat (HMC) inaugurou uma UTI especializada em Neurologia e Cardiologia, com investimento superior a R$ 2,5 milhões. E na data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao AVC, dia 29 de outubro, o hospital estará distribuindo material informativo sobre a doença, com orientação sobre os principais sinais, sintomas, fatores de risco e dicas de prevenção.
A médica neurologista Viviane Zétola, responsável pela equipe de neurologistas do pronto-atendimento do Hospital Marcelino Champagnat, afirma que, para ser diagnosticado, o AVC necessita de avaliação clínica, exame de sangue e imagem. “Por isso, o paciente precisa estar na presença de um especialista em até três horas após o início dos sinais e sintomas, para que em até quatro horas e meia ele faça todos os exames, seja diagnosticado e tenha início a medicação trombolítica”, explica. Ela ainda alerta que pacientes que já tiveram AVC apresentam mais risco de ter uma recorrência no primeiro ano e, por isso, devem ficar alerta aos sinais e sintomas e às instituições às quais recorrer. “É importante estar atento, pois o segundo evento pode ser ainda mais grave”, salienta.
Sobre o Hospital Marcelino Champagnat
O empreendimento da área de saúde do Grupo Marista traz em sua essência o conceito de excelência. Trata-se de uma estrutura com mais de 27.000m² que oferece pronto atendimento, centro de diagnóstico com serviços de análises clínicas laboratoriais, diagnóstico por imagem, métodos gráficos e endoscopia, em um mesmo local, sete salas cirúrgicas com os mais modernos equipamentos, UTIs Geral e UTI especializada em Cardiologia e Neurologia, 72 consultórios integrados a estrutura do hospital. O Hospital nasce com a premissa de oferecer serviços de saúde de padrão e qualidade internacional no tratamento clínico e cirúrgico de média e alta complexidade e na prestação de serviços diagnósticos, no estado do Paraná. Outras informações, acesse: www.hospitalmarcelino.com.br.

Fonte: Hospital Marcelino Champagnat – 25.10.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: