O Hospital Mãe de Deus será homenageado, na próxima sexta-feira (29), com a entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A sessão solene ocorre às 17h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores, e é aberta ao público.
Receber a homenagem é muito gratificante para o Hospital, que viveu, em 2024, o seu ano mais desafiador, em razão das enchentes que atingiram Porto Alegre e o Estado. Depois de uma operação de sucesso para remoção dos pacientes, entre 3 e 5 de maio deste ano, a instituição ficou mais de um mês fechada. Hoje, opera em patamares similares aos de antes do desastre climático.
“Muito nos emociona receber esse reconhecimento, após vivermos um momento tão difícil como o de 2024. O Mãe de Deus é um hospital mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) e, por meio de seus recursos, possibilita manter a qualidade em assistência em projetos em saúde para atendimento SUS geridos pela AESC em Porto Alegre. Por isso foi tão importante restabelecermos nosso atendimento muito rapidamente, o que só foi possível pelo empenho de nossos colaboradores, parceiros e sociedade que abraçam nossa missão de acolher e cuidar da saúde de tantas pessoas. A homenagem que receberemos na Câmara é também a todos que nunca deixaram de acreditar nesse propósito, mesmo nesses momentos”, afirma Irmã Marileda Baggio, diretora-presidente da AESC.
A outorga é entregue para pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da Capital. A proposta é da vereadora Cláudia Araújo (PSD).
“O trabalho do Hospital Mãe de Deus traz reconhecimento de qualidade no atendimento em saúde para a cidade de Porto Alegre. Não por acaso, a instituição é referência no Brasil e no exterior quando se trata de excelência em medicina. E essa ótima gestão e serviços prestados à comunidade da Capital foi, em função da enchente de maio, colocada à prova. No momento mais difícil da nossa cidade, em poucas semanas o Hospital deu a volta por cima, e com trabalho e perseverança da direção e dos colaboradores, retomou o atendimento àqueles que são a grande finalidade do “Mãe”: seus pacientes”, ressaltou a vereadora.
Sobre o Hospital Mãe de Deus
Fundado em junho de 1979, em Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus completou 45 anos em 2024. São mais de quatro décadas oferecendo soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.
Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo, e, em 2024, ficou entre os 10 melhores hospitais do Brasil no World’s Best Hospitals, ranking da revista Newsweek.
É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo sua contrapartida filantrópica por meio de atendimentos SUS em suas unidades Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também conta com escolas no interior do RS e um Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.
Fonte: Hospital Mãe de Deus