O Hospital Mãe de Deus, localizado no Menino Deus, um dos bairros de Porto Alegre inundados após a enchente que atingiu a cidade em maio, anuncia a retomada do atendimento de sua Emergência Geral nesta segunda-feira (24). Bloco cirúrgico e parte dos leitos de unidades de internação, do CTI e da Hemodinâmica também ficam disponíveis aos pacientes.
A previsão é de que o atendimento de todos os leitos dessas unidades seja retomado em julho. Com um papel essencial no sistema de saúde privada da Capital, da Região Metropolitana e do Interior, o Mãe de Deus costuma atender 1.500 pessoas por dia. A retomada ajuda a desafogar outras emergências da Capital.
O processo de limpeza, desinfecção e restauração para a retomada na sede da José de Alencar se baseou em modelo de boas práticas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês), dos Estados Unidos, estabelecido para situações de enchentes como as ocorridas após a passagem do furacão Katrina nos EUA. Além de seguir protocolos da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os 10 melhores hospitais do país, segundo ranking da Revista Newsweek, o Mãe de Deus é referência em qualidade e segurança do paciente, tendo passado quatro vezes pelo processo de acreditação da Joint Commission International (JCI), a líder global em acreditações em saúde.
A Emergência estava fechada desde 2 de maio, quando um comitê de crise se formou e passou a avaliar constantemente a situação em razão da subida das águas e dificuldade de acesso à instituição.
Para que seus pacientes não ficassem desassistidos, o Hospital Mãe de Deus reestruturou emergencialmente alguns atendimentos em outras unidades, como a da Carlos Gomes (Rua Soledade, 569) e de Radioterapia (Rua Orfanotrófio, 299).
Timeline dos serviços retomados no Hospital Mãe de Deus da Rua José de Alencar
Reabertura do Centro de Diagnóstico e Imagem: exames de tomografia, ressonância magnética e análises clínicas em 1º de junho. Em 10 de junho, foram retomados PET-CT, ecografias, mamografia, medicina nuclear, densitometria óssea e raio-X.
Serviço de Endoscopia: retomada do agendamento em 5 de junho. Em 21 de junho, as avaliações voltaram a ser realizadas.
Centro Integrado de Oncologia: Oncologia Ambulatorial voltou com consultas e tratamentos na Rua Costa, 30, em 17 de junho.
Pronto-atendimento de otorrino: voltou em 19 de junho, com atendimento de domingo a domingo, das 8h às 18h
Atendimento de Emergência Geral, bloco cirúrgico e parte dos leitos de unidades de internação, do CTI e da Hemodinâmica: retorno nesta segunda-feira (24)
Sobre o Hospital Mãe de Deus
O Hospital Mãe de Deus atende, mensalmente, 45 mil pessoas. São pacientes que chegam buscando soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, em uma instituição que tem foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso.
São atendimentos de baixa a alta complexidade, nas mais diferentes especialidades. O Centro Integrado de Oncologia, que é uma das referências no Estado, é o espaço que acolhe uma média de 1.000 pessoas para fazer tratamentos contra o câncer todos os meses.
O Hospital, que completou 45 anos em 1º de junho, é mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo esses recursos, em contrapartida filantrópica, para atendimentos SUS no Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e no Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como em quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também é responsável por um Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul, que oferece acolhida e serviços gratuitos a pessoas de outros países que buscam a serra gaúcha para uma nova chance de vida.
Fonte: Hospital Mãe de Deus