Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Aliança realiza Jornada de Cuidados Paliativos

O que devemos fazer quando o paciente pergunta sobre a morte? Esse é um dos temas que serão discutidos durante a 1° Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital Aliança, que acontece no dia 21 de outubro, de 07h30 às 17h30 no Centro Médico Aliança, em Salvador. O evento é  resultado do trabalho do Grupo Multidisciplinar de Estudos em Paliação criado no Hospital para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes com maior risco de morte. Para o coordenador do grupo e médico plantonista do Aliança, Dr. Vitor Silva, a jornada é uma grande oportunidade para aprofundar questões importantes em cuidados paliativos. “Vamos discutir o luto, a comunicação entre a equipe e a família, a terminalidade, a humanização dos profissionais de saúde, aspectos éticos e legais e o controle de sintomas que são os pilares da paliação”, afirma.

Durante a jornada, os participantes terão a oportunidade de conferir 07 palestras com médicos e enfermeiros especialistas em temas ligados aos cuidados paliativos, além de participar em uma discussão multidisplinar na Sessão de Casos Clínicos onde serão apresentados 02 casos (adulto e pediátrico). Entre os palestrantes, a  Prof.ª. Drª. Maria Júlia Paes Silva, especialista em comunicação vai abordar o tema: “Quando o paciente pergunta sobre a morte, o que fazer?”. Outros especialistas renomados como Dra. Lara Torreão, Dra. Alini Ponte, Dr. Rodrigo Guedes, Dra. Eni Devay, Enf. Joana Galo, Enf. Lícia Lima e Dr. Vitor Silva  também integram a programação.

Importância da multidisciplinariedade no cuidar

O Grupo Multidisciplinar de Estudos do Hospital Aliança conta com dez profissionais de saúde das diversas áreas. Um médico plantonista e uma pediatra, quatro enfermeiras, dois fisioterapeutas, duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma nutricionista. O diferencial é reunir pessoas de diferentes especialidades que contribuem para a paliação. Cada um com sua experiência, técnica e expertise unindo e formando um grupo multidisciplinar com maior abrangência nos cuidados paliativos em favor do paciente. “Nós da UCI (Unidade de cuidados intermediários) vimos a necessidade de trabalhar melhor os pacientes que se encaixam em um perfil paliativo, e que têm, dentre outras situações, o risco maior de morrer”, explica o coordenador do grupo e médico plantonista,  Dr. Vitor Carlos Silva.

Para entender as necessidades desses pacientes, o Grupo Multidisciplinar organiza aulas de educação continuada quinzenais onde são discutidos temas relacionados aos cuidados paliativos e que se aplicam a situações reais da UCI. “Temos trabalhado no melhor cuidar do paciente por saber que eles podem ter uma atenção mais qualificada e um fim de vida com mais dignidade”, finaliza.

Mais informações sobre o grupo e a programação completa da 1° Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital Aliança você encontra no site: http://www.hospitalalianca.com.br/
1jornada HospAlianca 17-09-14 b07c8
Fonte: Hospital Aliança – 18.09.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: