Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura novo Data Center

Com equipamentos de ponta, novo centro de processamento de dados triplica capacidade de armazenamento e tem aplicação do conceito Green IT, mantendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de inaugurar seu novo Data Center. Com investimentos em aquisição de equipamentos e adequações estruturais, o novo centro vai triplicar a capacidade de armazenamento de dados, que agora representa cerca de 30TB, e possibilitará redução de 70% do tempo na transição de telas do processo de evolução dos pacientes no Tasy, sistema de gestão utilizado.
“Os benefícios também se estendem à velocidade. A rapidez do processamento de informações no banco de dados aumentará 60% e a do backup terá incremento de 30%. O tempo de recuperação de dados do backup poderá ser processado três vezes mais rápido do que atualmente”, explica Denis da Costa Rodrigues, Gerente de TI do Hospital. Entre os equipamentos, o destaque fica para o Oracle Exadata Database Machine, appliance de computação em memória com alto nível de agilidade para data warehouse e processamento de transações.
A construção da estrutura contou com a aplicação do conceito de Green IT na Instituição. “Este será um dos principais diferenciais. Além da eficiência, incorporamos o princípio da sustentabilidade a muitas das funcionalidades. Os equipamentos de ar condicionado, por exemplo, foram projetados para proporcionar o resfriamento ideal aos nossos equipamentos, mas com menor consumo de energia elétrica e redução nas emissões de CO2. O cabeamento utilizado também foi todo de origem reciclada”, explica Fernando Guedes, Coordenador de Infraestrutura de TI. Outra iniciativa alinhada à sustentabilidade foi a redução de servidores físicos por meio do uso de virtualização.
A criação do novo Data Center acompanha a estratégia de expansão do Hospital, que inaugurou recentemente novo prédio em seu complexo no bairro Paraíso. O número de leitos aumentou de 255 para 351 no total. “Iniciativas de inovação como o Data Center dinamizam o trabalho dos colaboradores e do Corpo Clínico, permitindo confiabilidade e segurança dos dados”, finaliza Denis.

Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – 19.09.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: