Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Adventista de Manaus comemora 40 anos com certificação internacional

Qualidade e excelência é o modelo de governança adotado pelo Hospital Adventista de Manaus. Por meio deste conceito de gestão hospitalar, no ano de celebração dos 40 anos, a instituição conquista a Certificação Internacional Canadense. Essa acreditação internacional é inédita no estado do Amazonas. O Certificado Qmentum da Accreditation Canada International, é uma das mais conceituadas acreditações em saúde de nível internacional.

O processo de preparação para a certificação teve duração de 18 meses, com visitas de consultores especializados e avaliadores, sendo coordenado por uma metodologia internacional de excelência que monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. No Brasil, existem apenas 93 instituições privadas com essa certificação. De acordo com a Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), em relatório divulgado do ano de 2017, o país conta com cerca de seis mil hospitais, onde aproximadamente 60% são instituições privadas e somente 5% dessas instituições possuem alguma acreditação.

O evento comemorativo aconteceu na comunidade Viva + que pertence a Igreja Adventista do Sétimo Dia. A cerimônia contou com a participação de autoridades públicas, eclesiásticas, parceiros, gestores e administradores do hospital.

O diretor clínico do hospital, Guilherme Macedo, reforçou sobre o diferencial desta nova acreditação. “A certificação canadense mescla não só qualidade como também a participação da família ao tratamento, tendo o paciente como o núcleo da atenção. Não envolve apenas tecnologia, estrutura, existe a parte humana, e uma equipe multidisciplinar focada na assistência”, frisou.

O diretor técnico do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Bruno Farraz, ressaltou sobre todo o trabalho de excelência que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos anos. Essa acreditação é consequência de um rigoroso trabalho. “O hospital entendeu que o centro do cuidado deve ser o paciente, e a busca continua pelas melhores práticas vem acontecendo”, destacou.

Com a implementação deste novo modelo de gestão hospitalar, a instituição já conquistou as certificações nos níveis 1, 2 e 3 da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a acreditação internacional. Durante o evento um novo desafio foi lançado, a busca pela certificação Joint Commission International.

40 anos em missão

A obra médico-missionária iniciou no estado do Amazonas através de um casal missionário americano, Leo e Jessie Halliwell, dentro de um pequeno barquinho, conhecido como “Luzeiro”. Fruto do trabalho do casal, foi criada na cidade de Manaus, AM a clínica do Hospital Adventista de Manaus, no ano de 1978.

Após 40 anos, os pacientes podem contar com uma ampla e moderna estrutura, pois o Hospital Adventista tem a preocupação em proporcionar o bem-estar física, mental, social e espiritual. Tudo isso se traduz em maior segurança e qualidade nos serviços prestados.

O diretor-geral do hospital, Gideon Basilio, ressalta que essa busca contínua pela qualidade e excelência é para o fortalecimento e cumprimento da missão. “Não temos como cumprir a missão, sem buscar a excelência no atendimento de cada paciente. Hoje ao completar 40 anos, a instituição deixa um legado não apenas para a rede hospitalar adventista, e sim para o local onde estamos inseridos, para a comunidade que servimos”, expõe.
Para o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região Noroeste do Brasil, Gilmar Zahn, o hospital no decorrer destas quatro décadas tem sido uma ferramenta poderosa para o comprimento da missão, pois ela foi instituída com este propósito. “Tanto o público interno, quanto o externo vem sendo impactado de alguma forma. É maravilhoso ver como o mesmo espírito de salvar vidas dos nossos pioneiros, permanece ardendo dentro dos corações ”, conclui.

Compartilhe

Você também pode gostar: